Alberto Mourão anuncia Raquel Chini como pré-candidata a prefeita em Praia Grande

Em reunião fechada com correligionários, atual prefeito disse que será colaborador

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB), anunciou, na noite desta terça-feira (28), em reunião fechada com apoiadores, que a tucana Raquel Chini será a candidata do partido para o Executivo da cidade nas eleições que estão marcadas para novembro. Já o vereador Ednaldo dos Santos Passos, o Reco, também do PSDB, que era visto como primeiro na linha de sucessão do atual prefeito, será candidato a vice.

Durante a reunião, que contou com a presença de vários correligionários e apoiadores, Mourão ressaltou a confiança na futura candidata, mas garantiu que continuará envolvido com a política da cidade. "Eu só estou passando o bastão, mas serei colaborador. A gente vai sempre estar ajudando e colaborando com vocês", anunciou o atual chefe do executivo.

Mourão defendeu a necessidade de ter uma harmonia com a sociedade e buscar uma chapa "que pudesse dar continuidade" ao processo realizado pela atual administração. "Conversando com algumas pessoas fora, ouvindo de cada um, e ouvindo o próprio Reco, decidimos, em comum acordo, lançar uma chapa com a Raquel como candidata a prefeita e o Reco candidato a vice-prefeito".

Citado pelo prefeito como avalista da chapa, Reco disse que irá trabalhar quantas vezes for necessária pela chapa e pediu para que a pré-candidata dialogue com os partidos aliados. "Ninguém quer milagre, ninguém quer extorquir a cidade. O que eles querem é um pouco de respeito".

Raquel agradeceu a acolhida e a indicação como pré-candidata a prefeita pelo PSDB. "São tantos anos de trabalho num projeto de reconstrução dessa cidade, de resgate dessa autoestima. Me coloquei nesse desafio, que é muito grande para mim na parte política, mas não posso me furtar a trabalhar para uma cidade que escolhi para ser a minha cidade. A cidade que escolhi para viver, para cuidar do meu filho, agora da minha neta", disse.

"É um lugar que a gente tem que dar o nosso sangue, e o nosso sangue a gente deu desde os primeiros momentos que iniciamos esse projeto e nós vemos essa cidade que temos hoje. Muitas pessoas não reconhecem essas imagens, prefeito, porque não estavam aqui. A gente deixou de fazer esse trabalho de resgatar essas imagens, essa história e mostrar porque trabalhamos muito. A gente veio trabalhando a cada ano e essa história foi sendo guardada. A gente não usou isso como propaganda. Hoje a gente olha com orgulho tudo o que nós fizemos e algumas pessoas que atacam as obras, as construções, elas não estavam lá", prosseguiu.

Quem são:

Raquel é engenheira civil pós-graduada em Informática. Amiga pessoal do chefe do Executivo de Praia Grande, ela trabalha junto de Mourão desde 1993, quando foi secretária de Obras na Prefeitura até 1996. De 1997 até 1999, exerceu cargo de diretora técnica na PRODEPG (Progresso e Desenvolvimento. Ainda em 1999 foi superintendente no Serviços de Trânsito e Transporte, até 2000.

Entre 2005 até 2008, atuou como secretária de Gestão Patrimonial. Além disso, foi secretária de Serviços Urbanos entre 2009 e 2010. Também foi secretária de Urbanismo e Meio Ambiente em 2011 até 2012, e titular da pasta de Transportes entre 2013 e 2019.

Recentemente, ela foi diretora executiva da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). Raquel assumiu o cargo em maio de 2019 e se desligou da agência em junho deste ano.

Já Ednaldo dos Santos Passos é o atual presidente da Câmara de Praia Grande. É conhecido como Reco desde os tempos que serviu ao Exército, na Fortaleza de Itaipu. Foi policial militar, atuou como policial de trânsito e também no Batalhão da Policia Ambiental, antes de ser eleito vereador pela primeira vez, em 2012.

Reeleito em 2016 com 3.192 votos, exerce também sua segunda gestão consecutiva como Presidente do Legislativo, sendo o primeiro parlamentar na história da Câmara de Praia Grande a conquistar tal feito. No biênio 2015-2016, também ocupou a mesa diretora da casa, porém como primeiro secretário. S

Segundo o site da Câmara, seus trabalhos têm como base a luta pelos direitos humanos, do consumidor e o desenvolvimento econômico da cidade, com o olhar atento à educação, à segurança pública e ao meio ambiente. 

Tudo sobre: