Alberto Mourão anuncia que Praia Grande terá 50 novos leitos de UTI

Unidades devem entrar em funcionamento nas próximas semanas para atender pacientes com suspeita do novo coronavírus

Por: Régis Querino  -  23/03/20  -  19:53
Direção do hospital afirma que imagens de segurança descartam a suposta agressão a um paciente
Direção do hospital afirma que imagens de segurança descartam a suposta agressão a um paciente   Foto: Arquivo/Nirley Sena/AT

Praia Grande deve ganhar 50 novos leitos de UTI nas próximas semanas para atender à demanda no atendimento a pacientes com suspeita do novo coronavírus. A medida, anunciada pelo prefeito Alberto Mourão para A Tribuna, vem na esteira do Decreto nº 6928/20, que declara situação de calamidade pública no município, em razão da pandemia do Covid-19.


De caráter emergencial e válido enquanto perdurar a emergência de saúde pública, o decreto enumera uma série de medidas tomadas na esfera municipal para conter o avanço da doença. Várias delas vão de encontro às anunciadas pelo governador João Doria no último sábado (21), em âmbito estadual, como o fechamento dos estabelecimentos comerciais nos interiores de shoppings centers, exceto mercados, farmácias, pet shops e agências bancárias. 


Em Praia Grande, os estabelecimentos aptos a funcionar deverão ter controle rigoroso de acesso de pessoas, intensificando ações de limpeza e fazendo a triagem do público, “verificando a temperatura e fiscalizando a manutenção da distância de pelo menos um metro entre as pessoas”.


Restaurantes, bares e lanchonetes deverão reduzir, em pelo menos 30%, a quantidade de cadeiras e mesas disponibilizadas aos consumidores, dando preferência ao atendimento no sistema de delivery. Os cultos nas igrejas e templos também estão suspensos por tempo indeterminado para evitar a aglomeração de pessoas.


O acesso à faixa de areia das praias foi proibido e, para que a determinação seja respeitada, a prefeitura intensificou as ações de fiscalização.


“Quanto menos circulação de pessoas nas ruas e nas praias tiver, mais teremos o controle do vírus. Estamos trabalhando com uma força tarefa de todos os setores em mutirão para obrigar as pessoas a cumprirem o decreto”, dz Mourão. 


Outra determinação da prefeitura é que, a partir de terça-feira (24), os síndicos dos prédios terão que fazer o cadastro do seu prédio no site da prefeitura (www.praiagrande.sp.gov.br), informando endereço, número de apartamentos do edifício e, destes, quantos são de residência fixa e quantos são de veraneio


“Quando chegar alguém no prédio, o síndico tem que entrevistar para saber se a pessoa está em quarentena, férias ou auto-isolamento, informando para a Vigilância Sanitária”, diz Mourão.


De acordo com o prefeito, em bairros onde predominam as casas, os vizinhos podem se cadastrar no site da prefeitura como uma espécie de “síndico da vizinhança”, para identificar as pessoas que chegam aos imóveis de temporada e, se for o caso, passar as informações à Vigilância Sanitária para posterior monitoramento de casos suspeitos da doença.


O bloqueio nas entradas de Praia Grande está, por enquanto, descartado, uma vez que a Justiça derrubou, segundo Mourão, as liminares que Itanhaém e Ubatuba haviam conseguido, impedindo a entrada de turistas nas cidades.


“Temos que pressionar o Governo Federal para dar autonomia ao Estado determinar o isolamento. É necessário que o Governo Federal tenha essa percepção, não é uma luta politica, mas da sociedade contra um inimigo que você não está enxergando”, aponta o chefe do executivo.


Mourão autorizou liberação da faixa de areia para atividades físicas e esportes individuais
Mourão autorizou liberação da faixa de areia para atividades físicas e esportes individuais   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Reforço na Saúde


Praia Grande tem hoje 40 leitos (20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) de UTI, mas segundo Mourão, a cidade ganhará 50 novos leitos em breve. Trinta deles no Hospital Irmã Dulce, que terão as obras iniciadas esta semana, com prazo de até 10 dias para o término. Enquanto isso, a prefeitura tenta agilizar a compra dos equipamentos para o funcionamento das novas Unidades de Terapia Intensiva. Os outros 20 leitos de UTI virão da rede privada, do Hospital Casa de Saúde.


Nesta segunda (23) também passa a funcionar um serviço de call center, que vai fazer o atendimento de triagem, das 8 às 22 horas, através dos telefones 162 e 3495-1527. Médicos, enfermeiros e outros profissionais da Saúde orientarão a população, identificando potenciais casos suspeitos da Covid-19, que poderão ser encaminhados para consulta na Usafa localizada no bairro do morador.


“A pessoa só vai sair de casa se houver um agravamento do caso. Teremos duas unidades, que estamos definindo, para atender exclusivamente quem avançar no quadro do coronavírus, para que se evite o contato com outras pessoas”, salienta.


As unidades de Saúde também ganharão esta semana o reforço de mais 14 médicos, sete generalistas e sete pediatras. Outra meta da prefeitura é comprar 5 mil testes para detectar o novo coronavírus e outros insumos, como capas para os profissionais de Saúde, máscaras e luvas. “O problema não é dinheiro, a grande dificuldade é encontrar fornecedor”, comenta Mourão, diante da grande demanda dos produtos que existe em todo o país.


Logo A Tribuna
Newsletter