5º Passeio Ciclístico de Praia Grande reúne mais de 3 mil pessoas

Evento celebra o aniversário de 53 anos da cidade

De olho na saúde e com muita diversão, mais de 3 mil pessoas pegaram suas bicicletas e aproveitaram a manhã deste domingo (12) na 5ª edição do Passeio Ciclístico de Praia Grande. Promovido pela TV Tribuna, o evento é uma comemoração ao aniversário da cidade.

O passeio seguiu pela orla até a Vila Mirim, retornando pela Rua Gilberto Fouad Beck, com cerca de nove quilômetros de percurso. Houve apresentações, bandas, aulas de alongamento, dança e distribuição de frutas na chegada.

O aposentado Edivaldo Ramos Padeiro, conhecido como 'Pirata', e a esposa, a dona de casa Lenita Lima, investiram no treinamento e nos equipamentos para o passeio. Mochila com hidratação, proteção solar e disposição estavam no kit.

“Na verdade, nós somos maratonistas. Mas hoje, tiramos as magrelas de casa para prestigiar esse evento maravilhoso. Já é a nossa segunda edição”, afirmou Edivaldo.

Já a dona de casa Mercia Katzo tem experiência sobre duas rodas. Acostumada a pedalar, inclusive na estrada, ela aproveitou o passeio ciclístico para levar a neta Júlia, de 7 anos, para o evento. “A rotina do pedal é incrível, faz bem para o corpo e a mente”. 

Marido de Mercia, o treinador de futsal Felipe Melo tem um plano mais ousado: ainda neste mês, vai percorrer mais de 200 quilômetros de bicicleta até Aparecida, no interior de São Paulo. O percurso deve ser feito em 14 horas para pagar uma promessa. “O treino é de 70 a 90 quilômetros por dia, sempre de manhã, no intervalo das aulas. O trajeto é longo, mas eu tenho fé que vai dar certo”. 

Já o analista Douglas Oliveira é da Capital e aproveitou a oportunidade para se juntar ao grupo com outro equipamento: patins. “Eu já estava longe, mas soube do passeio e voltei correndo para participar dessa festa”.

Mais de 3 mil pessoas participaram do 5º Passeio Ciclístico de Praia Grande (Foto: Alexsander Ferraz/AT)

Bem-estar

O diretor-presidente da Unimed Santos, Claudino Guerra Zenaide, também não ficou de fora. “Eu tive a experiência única e emocionante de ir em cima do caminhão, tive uma visão privilegiada. E esse passeio tem tudo a ver conosco, já que devemos fazer de tudo para evitar doenças. E a bicicleta é uma grande aliada nesse processo”. 

O diretor de Mercado da Unimed Santos, Ivan Vianna, que também participou do evento, destacou os benefícios do esporte para a prevenção de doenças cardiovasculares e psicológicas. “Essa é uma ação que tem tudo a ver com a nossa base preventiva”.

Crescimento

Para o diretor Comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, o evento pode ser ainda maior, diante das perspectivas de crescimento da cidade. “Praia Grande vem crescendo muito, e a gente se impressiona toda vez que vem aqui. A estimativa é que passe Santos até 2022, e a cidade vive um momento muito bacana, porque divide um pouco esse protagonismo”. 

É o que também acredita o gerente-geral da filial de Santos da Sodimac Di Cico, Hélio Guedes da Silva Júnior, que não perdeu a oportunidade de pedalar. A empresa é uma das apoiadores do passeio ciclístico. 

“Praia Grande é uma das principais lojas da Baixada. É bom ajudar contribuir com a geração de empregos, nossa parcela para que a cidade continue crescendo. É importante esse parceria do varejo com as cidades”.

Com a expansão do município, também deve ser ampliada a malha cicloviária de Praia Grande. É o que garante o secretário municipal de Esporte e Lazer, José Carlos de Souza. “Essa prova agrega valores familiares e qualidade de vida. É a atividade física de forma prazerosa. Nossos 100 quilômetros de ciclovia incentivam a prática do ciclismo”. 

Para presidente da Associação Brasileira de Ciclismo, Jessé Teixeira, o número de ciclistas de Praia Grande ainda pode crescer muito. E eventos como o Passeio Ciclístico ajudam muito neste processo. “Quem não anda, vê isso aqui e começa a andar”.

Tudo sobre: