Praia Grande e Peruíbe terão praias liberadas no Ano Novo por falta de reforço do Estado

Cidades não recomendam que população não forme aglomerações, mas não irá barrar acesso às praias

Por: Por ATribuna.com.br  -  28/12/20  -  22:47
Atualizado em 28/12/20 - 23:32
Carnês do IPTU serão distribuídos em Praia Grande nas próximas semanas
Carnês do IPTU serão distribuídos em Praia Grande nas próximas semanas   Foto: Divulgação/PMPG

As cidades de Peruíbe e Praia Grande, no litoral de São Paulo, serão as únicas da região da Baixada Santista que terão praias liberadas durante o Ano Novo, após a decisão do Governo do Estado de não se responsabilizar pela fiscalização. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os municípios de Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém irão manter o acesso às praias bloqueado. Estas cidades afirmam que a ação, no entanto, depende de auxílio da Polícia Militar. Bertioga e Mongaguá não informaram como será feita a segurança da orla para evitar aglomerações no Réveillon.


Nos dias 31 e 1º, a Prefeitura de Peruíbe recomenda que não se utilize a orla e a praia nessas duas datas para evitar aglomerações. O município não possui estrutura para o fechamento de toda a extensão do local, por isso a proibição só será possível caso haja apoio do Estado nesse sentido. Entretanto, a fiscalização será dobrada com escala por período, e todo o efetivo da Guarda Civil Municipal também está escalado para fiscalizações gerais por toda a cidade.


O município deixou de emitir autorização para transporte coletivo turístico (fretado), proibido de entrar e circular na cidade e diz que está contando com o apoio de 150 policiais da Operação Verão que já estão no município.


Em Praia Grande, a fiscalização será intensificada no dia 31, com objetivo de evitar aglomerações de pessoas, mas as praias estarão abertas. A prefeitura informou que irá orientar e conscientizar a população sobre a obrigatoriedade do cumprimento dos protocolos sanitários como a utilização da máscara, do uso álcool em gel e do distanciamento social, com mais de 70 agentes atuando.


Também no dia 31, a partir das 18 horas, ambulantes e banhistas deverão sair da praia para a realização de limpeza. Os trabalhos serão efetuados pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). A prefeitura também destaca a proibição de fogos de artifício, inclusive os particulares.


Bloqueio


O bloqueio das praias nos dias 31 e 1º de janeiro foi definido entre as prefeituras em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) reunindo todos os nove prefeitos da Baixada Santista. A decisão foi anunciada pelo atual presidente do Conselho, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). 


Os prefeitos ressaltaram que o apoio da Polícia Militar seria vital para o sucesso das barreiras nas orlas das cidades, mas o pedido foi negado pelo Governo do Estado. A fiscalização, portanto fica à cargo das prefeituras.


Santos, São Vicente, Guarujá e Itanhaém bloquearão o acesso à orla e ao mar das 7h do dia 31 de dezembro até as 6h do dia 1º de janeiro. A regra proíbe tanto o uso da faixa de areia como também do calçadão e, para isso, serão utilizados gradis para restringir o acesso dos pedestres.


Logo A Tribuna
Newsletter