Possível fim do Fundeb mobiliza os vereadores da Baixada Santista

Criado em 2006, o fundo, que financia a educação básica no País, será extinto em 31 de dezembro deste ano

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  18/01/20  -  21:11
Votação para escolha da nova diretoria da Uvebs será realizada na Câmara de Praia Grande
Votação para escolha da nova diretoria da Uvebs será realizada na Câmara de Praia Grande   Foto: Reprodução/Facebook Câmara Municipal de Praia Grande

A União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realizará na próxima sexta-feira (24), a partir das 10h, na Câmara de Praia Grande, um encontro para discutir o futuro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).


Criado em 2006, o Fundeb, que financia a educação básica no País, será extinto em 31 de dezembro deste ano. Diretora da Uvebs e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara de Santos, a vereadora Audrey Kleys (PP) diz que é grande a preocupação com a possibilidade desse fundo ser extinto ou reformulado, retirando recursos dos municípios.


Afinal, esse dinheiro é usado para pagar os professores e ajudar as cidades no custeio das despesas com o ensino. A ideia do Ministério da Educação de iniciar do zero a tramitação de uma nova proposta para custear esse setor pode comprometer o planejamento e as ações dos prefeitos que iniciarão o mandato em 2021.


Um dos convidados para participar desse encontro é o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Eduardo Cezar da Silva. O presidente da Uvebs e vereador de Praia Grande, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB), quer os secretários municipais e os membros dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundeb de cada cidade nessa mobilização regional.


Logo A Tribuna
Newsletter