Peruíbe tem o primeiro caso confirmado de coronavírus na Baixada Santista

Informação foi divulgada, na manhã desta sexta-feira (20), pela prefeitura

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/03/20  -  15:16
Atualizado em 20/03/20 - 15:42
CDHU atenderá a 207 famílias em situação irregular em Peruíbe
CDHU atenderá a 207 famílias em situação irregular em Peruíbe   Foto: Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de Peruíbe registrou, nesta sexta-feira (20), o primeiro caso confirmado de coronavírus na Baixada Santista. Segundo a administração municipal, a informação foi dada pela Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o paciente é um morador de São Paulo e apresentou sintomas enquanto visitava o município.



"Destacamos a importância da atenção da população para que tomem todas as medidas de prevenção possíveis", publicou a Prefeitura de Peruíbe, no perfil oficial da adminsitração no Twitter. 


Confira a nota do instituto:


Diante da ampla divulgação de informações relacionadas ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas II Baixada Santista na noite de 19 de março de 2020, manifestamos Nota de Esclarecimento:


O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II Baixada Santista recebeu no último dia 19/03/2020 um paciente proveniente do município de Peruíbe/SP. O mesmo é morador de São Paulo e apresentou sintomas respiratórios, sendo encaminhado para nossa unidade com Hipótese Diagnóstica de COVID-19. Adotamos todas medidas preconizadas para o atendimento do caso em questão.


Ontem recebemos o resultado do primeiro teste para SARS-COV-2, realizado pelo nosso próprio laboratório, o qual veio positivo. Estamos no aguardo da contraprova que é processada pelo Instituto Adolfo Lutz.


O hospital informa que está ciente da ampla divulgação do resultado deste exame através das mídias sociais, sendo aberta sindicância interna para ampla apuração dos fatos e punição severa aos envolvidos.


O Instituto de Infectologia Emilio Ribas - Baixada Santista preza pelo zelo e respeito aos pacientes e familiares, condenando qualquer atitude contrária aos nossos princípios e ética.


Dr. Gustavo Vinícius Pasquarelli Queiroz - Diretor Técnico


Morte suspeita


Um homem de 62 anos morreu com sintomas de infecção pelo coronavírus na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste, em Santos, na noite de quarta-feira. 


Internados


Há, pelo menos, 14 pessoas internadas com sintomas do Covid-19 na região. Oito delas estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), incluindo crianças. Dos 101 casos suspeitos em Santos, 11 estão internados, sete em UTI.


Em Praia Grande, dois dos 67 investigados também estão hospitalizados, sem gravidade. Bertioga conta com 15 registros com suspeita, incluindo uma grávida que foi transferida para a UTI do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.


A Santa Casa de Santos divulgou um boletim na noite desta quinta-feira (19) informando que nove pessoas com sintomas da infecção seguem internadas. Cinco estão em UTI, três adultos e duas crianças. As demais em enfermaria. O hospital atende pessoas de qualquer cidade e não disse a origem dos pacientes. Alguns deles podem ser os mesmos divulgados pela Prefeitura de Santos, por isso, a Reportagem não somou esses casos. 


Aumentam casos suspeitos 


O número de casos suspeitos de coronavírus aumentou 64,6% na Baixada Santista de quarta (18) para quinta-feira (19), passando de 147 para 242. Os municípios aguardam resultados de exames enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que vem apresentando demora excessiva na liberação.


Pela ordem, são 101 casos suspeitos em Santos, 67 em Praia Grande, 29 em Guarujá, 15 em Bertioga, 12 em São Vicente, oito - já tirando o caso confirmado desta sexta - em Peruíbe, quatro em Cubatão, três em Itanhaém e dois em Mongaguá.


Logo A Tribuna
Newsletter