Paulo Correa Júnior tenta melhorar central de vagas na saúde

Deputado faz parte de frente parlamentar que luta para aperfeiçoar acesso à saúde pública

Por: Da Redação  -  09/07/19  -  15:42
Na Alesp, o deputado do PATRI atua para ampliar o número de trabalhadores nos hospitais estaduais
Na Alesp, o deputado do PATRI atua para ampliar o número de trabalhadores nos hospitais estaduais   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Em segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Paulo Correa Júnior (PATRI) enumera como prioritários temas ligados a Esporte, Segurança Pública e acessos às cidades litorâneas. Saúde, contudo, segue como principal bandeira de atuação na Casa.


Sob sua liderança, a Frente Parlamentar em Prol de Melhorias no Sistema de Saúde da Baixada Santista elabora um diagnóstico para aperfeiçoar a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), sistema estadual que destina leitos nos hospitais públicos na região.


Uma prévia do documento com as principais reivindicações para o setor regional deve ser finalizada nos próximos dias. “Estamos identificando os problemas (da Cross), que são muitos e complexos. O relatório será entregue ao secretário estadual de Saúde (José Henrique Germann Ferreira) e uma cópia para governador (João) Dória (PSDB) com as nossas sugestões”.


No mês passado, uma audiência pública sobre o tema foi realizada na Câmara de Santos. O parlamentar diz que a regulação de vagas é apenas um dos entraves na saúde regional. “Cobramos a promessa (de Doria) para a reabertura da Maternidade de Peruíbe e ter o Hospital Regional de Itanhaém 100% funcional”.


Correa Júnior afirma atuar para que seja ampliado o número de trabalhadores nos hospitais estaduais. Conforme apurado por A Tribuna, a Baixada Santista tem até 600 vagas hospitalares do SUS fechadas por falta de recursos financeiros e humanos.


O parlamentar conseguiu ter aprovado um projeto de lei este ano que dá a todo acidentado em rodovia estadual o direito de escolha para ir a uma unidade particular. Hoje, vítimas de colisões nas estradas paulistas são encaminhadas a hospitais públicos. O texto aguarda sanção do governador.


Outras áreas


O deputado preside a Comissão de Assuntos Desportivos e é o vice-presidente do Colegiado de Atividades Econômicas. “Tenho colocado posições de incentivo do Vale do Ribeira, como a bananicultura, piscicultura e exportação do palmito pupunha, que tem um mercado grande”. 


Ele também atua em outras duas frentes parlamentares: a de Defesa do Porto de Santos e de São Sebastião e a que aborda as travessias marítimas por balsa. “O problema ainda não foi solucionado, mas duas balsas paradas voltaram a funcionar”.


Logo A Tribuna
Newsletter