Passageiros aderem a uso de máscara no primeiro dia de obrigatoriedade na Baixada Santista

Uso do acessório se tornou obrigatório no transporte público intermunicipal

Por: Rosana Rife  -  04/05/20  -  23:35
Linhas que circulam entre seis cidades da região tiveram aumento de ônibus, segundo a EMTU
Linhas que circulam entre seis cidades da região tiveram aumento de ônibus, segundo a EMTU   Foto: Alexsander ferraz/AT

A população aderiu ao uso de máscaras, no primeiro dia de obrigatoriedade da utilização do acessório nas 68 linhas operadas pela BR Mobilidade na Baixada Santista e no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como forma de conter os casos de coronavírus. Foram poucos problemas verificados em alguns pontos percorridos pela reportagem entre Santos e São Vicente, na manhã desta segunda-feira (4).


Nos ônibus intermunicipais, a reclamação ficou por conta da superlotação, principalmente, nos coletivos que atendem à Área Continental. Havia passageiro em pé e muitos acabam não conseguindo manter distanciamento adequado por conta disso.


A aposentada Sueli Moreira, 63 anos, aprovou o uso de máscara. Mas afirma que também é preciso manter mais ônibus circulando, evitando aglomerações. “Cada um tem que fazer a sua parte. Uso máscara para me proteger e proteger os outros. Tenho álcool gel na bolsa. Fico preocupada com essa doença”.


O cordista Rodrigo de Souza da Silva, 33 anos, saiu de Mongaguá cedo. Pegou diversos ônibus e diz que o uso da máscara é fundamental.


“Já usava antes de ser obrigatório. Todo mundo tem que se conscientizar. Mas teve um rapaz que estava atrás de mim que não conseguiu embarcar porque estava sem máscara. O motorista não deixou”.


VLT


Já na estação Ana Costa do VLT, no Gonzaga, uma passageira saiu do trem sem o acessório. “Não sabia que era obrigatório. Ninguém me informou nada. Peguei o trem na estação Barreiros e não havia avisos. Vi até um funcionário sem máscara”.


Resposta


Em nota, a BR Mobilidade informa que trabalha para manter a operação, mesmo com a redução da demanda. Quanto à lotação nos coletivos, a empresa pediu aos usuários que usem o aplicativo Quanto Tempo Falta para consultar o tempo de espera. Em relação às máscaras, a BR Mobilidade diz que reforça a necessidade do uso por meio de orientações.


Já a EMTU informa que agentes da BR Mobilidade estão atuando nas linhas de bloqueio para alertar os passageiros. “Foram colocados cartazes informativos, além de avisos sonoros em todas as estações”. Segundo a estatal, a determinação é para que o embarque não seja permitido a quem estiver sem máscara.


Sobre funcionário flagrado sem máscara, a EMTU diz que o trabalhador fica sujeito ao código de disciplina da concessionária, “podendo ser advertido e suspenso em caso de reincidência”.


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