Pagamento de boletos bancários exige atenção

Em tempos de pandemia do coronavírus, quitar um boleto pode não ser das tarefas mais fáceis

Por: Da Redação  -  21/04/20  -  21:44
Justiça do RJ deu ganho de causa a cliente que perdeu dados que estavam em recibos de papel térmico
Justiça do RJ deu ganho de causa a cliente que perdeu dados que estavam em recibos de papel térmico   Foto: Luigi Bongiovanni

Quitar um boleto bancário pode não ser uma tarefa das mais fáceis durante a pandemia de coronavírus. Se o documento estiver vencido, então, a situação se complica. Portanto, atenção às datas de pagamento.


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não há empecilho para quitar boletos vencidos. Eles podem ser pagos em qualquer banco, não apenas na instituição financeira que emitiu o título. A facilidade ocorre por conta de mudanças nas regras de cobrança, implementadas no País em 2018.


Contudo, se mesmo assim você estiver encontrando dificuldades, ou se a fatura não chegar em sua casa, o jeito será procurar o credor e pedir a emissão de um novo documento. “O ideal é o fornecedor emitir um novo boleto sem qualquer tipo de ônus ao consumidor”, orienta a advogada Roberta Densa.


Porém, nada impede que a empresa cobre multa por atraso, por exemplo. “Acho de bom tom que não seja cobrado, ainda mais nesses tempos, mas não há impedimento para que isso ocorra, porque o contrato está em vigência”, acrescenta o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.


Outros caminhos


Vale lembrar que os bancos continuam em operação com horário reduzido, das 10 às 14 horas – alguns têm recebidos idosos mais cedo. Caixas eletrônicos também são alternativas. Todavia, com a recomendação para se manter o isolamento social, a dica é utilizar canais remotos, como aplicativos ou internet banking.


“O consumidor pode pedir uma outra forma de pagamento, principalmente no caso de idosos, que não podem sair de casa e muitas vezes têm dificuldades com acesso à internet”, esclarece Quaresma.


Golpes


Muito cuidado com golpes financeiros em tempos de pandemia do novo coronavírus. Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone ou e-mail. Se precisar esclarecer dúvidas sobre esses assuntos, entre diretamente em contato com o seu banco.


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