Quitar um boleto bancário pode não ser uma tarefa das mais fáceis durante a pandemia de coronavírus. Se o documento estiver vencido, então, a situação se complica. Portanto, atenção às datas de pagamento.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não há empecilho para quitar boletos vencidos. Eles podem ser pagos em qualquer banco, não apenas na instituição financeira que emitiu o título. A facilidade ocorre por conta de mudanças nas regras de cobrança, implementadas no País em 2018.
Contudo, se mesmo assim você estiver encontrando dificuldades, ou se a fatura não chegar em sua casa, o jeito será procurar o credor e pedir a emissão de um novo documento. “O ideal é o fornecedor emitir um novo boleto sem qualquer tipo de ônus ao consumidor”, orienta a advogada Roberta Densa.
Porém, nada impede que a empresa cobre multa por atraso, por exemplo. “Acho de bom tom que não seja cobrado, ainda mais nesses tempos, mas não há impedimento para que isso ocorra, porque o contrato está em vigência”, acrescenta o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma.
Outros caminhos
Vale lembrar que os bancos continuam em operação com horário reduzido, das 10 às 14 horas – alguns têm recebidos idosos mais cedo. Caixas eletrônicos também são alternativas. Todavia, com a recomendação para se manter o isolamento social, a dica é utilizar canais remotos, como aplicativos ou internet banking.
“O consumidor pode pedir uma outra forma de pagamento, principalmente no caso de idosos, que não podem sair de casa e muitas vezes têm dificuldades com acesso à internet”, esclarece Quaresma.
Golpes
Muito cuidado com golpes financeiros em tempos de pandemia do novo coronavírus. Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone ou e-mail. Se precisar esclarecer dúvidas sobre esses assuntos, entre diretamente em contato com o seu banco.