Operação do Ibama apreende embarcação com 70 toneladas de pesca irregular

Barco atuava em áreas próximas a plataforma de petróleo e gás, cuja pesca é proibida. Multa supera a R$ 1,5 milhão

Por: Por ATribuna.com.br  -  24/07/20  -  14:01
Ana Angélia Alabarce, chefe do Ibama em Santos, comentou sobre a operação em alto-mar
Ana Angélia Alabarce, chefe do Ibama em Santos, comentou sobre a operação em alto-mar   Foto: Reprodução/TV Tribuna

A unidade santista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu início a uma operação para inibir pesca em áreas próximas a plataforma de petróleo e gás. A ação resultou na apreensão de um barco pesqueiro com mais de 70 toneladas de frutos do mar. Os responsáveis pela embarcação foram autuados em cerca de R$ 1,5 milhão. 


Batizada de 'Operação Plataforma Amazônia Azul', em referência ao nome dado ao território marítimo brasileiro, a ação tem por objetivo inibir a prática ilegal de pesca no raio próximo aos pontos de extração de óleo e gás na Bacia de Santos – área em alto-mar que se estende do norte do Rio de Janeiro ao sul de Santa Catarina. 


De acordo com a chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce, essas áreas são estratégicas para o País do ponto de vista econômico e ambiental. Ela afirma que a pesca é proibida nas áreas próximas de plataformas de petróleo e gás.


Segundo a Petrobras, normas da Marinha do Brasil proíbem aproximação de barcos em um raio de 500 metros em torno das plataformas de petróleo, salvo embarcações que realizam atividades de apoio. Ainda conforme a estatal, o objetivo é proteger as instalações, meio ambiente e garantir a segurança dos trabalhadores nas unidades em alto-mar.


Isso porque não são descartados riscos associados a embarcações que se aproximam indevidamente das plataformas marítimas, como colisão e explosão da unidade produto de óleo. Por essa razão, os responsáveis pela embarcação foram autuados. Ana Angélica assegura que a ação realizada na área da Bacia de Santos é pioneira e pode ser ampliada para toda a costa brasileira. 


Logo A Tribuna
Newsletter