No Dia de São José Operário, fiéis fazem pedidos

Em geral, pedidos eram de emprego, além de pessoas agradecendo ao santo

Por: Sheila Almeida & Da Redação &  -  02/05/19  -  15:29
  Foto: Nirley Sena/AT

O Dia do Trabalhador foi dia também de São José Operário. Isso levou muita gente às igrejas, nesta quarta-feira (1º), para pedir a bênção da carteira de trabalho – como ocorre tradicionalmente no Macuco, em Santos, na paróquia que homenageia o carpinteiro e pai de Jesus Cristo: a São José Operário.


Para trazer a leitura bíblica à atualidade, o padre Diogo Gouveia da Silva usou em seu sermão a explicação do livro bíblico de Gênesis, que trata da criação do mundo.


“Gênesis explica que Deus cria os peixes, as árvores, as flores. Se cria, trabalha, ensinando como devemos construir, plantar, regar e agir. Claro que o ser humano cria a partir de coisas existentes, mas, seguindo o caminho d’Ele, também temos que trabalhar”, explica o pároco.


No fim da celebração, o padre convidou os fiéis a ficar perto da imagem de São José para uma oração conjunta.


Nesse momento, houve a bênção dos trabalhadores e das carteiras aconteceu, com emoção e pedidos dos presentes.


Na saída, Magda Hegedüs, aposentada de 74 anos e uma equipe de fiéis venderam bolo com medalhinhas de São José. O dinheiro arrecadado vai para obras de caridade da igreja.


“Faço o bolo de São José há oito anos. Como são duas datas comemorativas, hoje são só seis bolos. Em 19 de março, que é dia de São José, são 200 que fazemos, em cinco pessoas. É pela bênção dele mesmo que conseguimos”, brinca.


Segundo o padre, o importante é que a população leve para casa o ensinamento da data.


“São José foi um exemplo de homem que trabalhou para Deus e para a sua família. A gente sabe que o progresso do País vem por meio do trabalho honesto. E todos precisamos do trabalho para sobreviver. Nada melhor neste momento de crise do que a fé. Por isso, tantos vêm pedir para Deus abençoar seu trabalho ou um trabalho novo para se sustentar”, diz o padre.


Logo A Tribuna
Newsletter