Navio com passageiro vicentino tem caso confirmado de coronavírus

Travessia de cruzeiro começou em 10 de março com saída do Porto de Santos rumo a Marselha, na França

Por: Matheus Müller  -  25/03/20  -  01:11
  Foto: Arquivo pessoal/José Joaquim

O advogado vicentino José Joaquim de Almeida Passos, de 65 anos, viu o sonho da travessia de cruzeiro para a Europa se tornar um pesadelo, após ser informado, junto aos demais passageiros do navio MSC Fantasia, que um dos turistas havia testado positivo para coronavírus (Covid-19). O aviso foi feito por meio do sistema de som.


A viagem foi interrompida já no domingo (22), em Lisboa, Portugal, primeiro ponto de atracação no continente europeu - algo que já estava previsto pela empresa em acordo com as autoridades e gestores dos portos onde há atracação. Os passageiros começaram a desembarcar na manhã desta terça (24) e o procedimento só deve terminar na quinta (26). A empresa não informou o número de pessoas embarcadas.


A MSC Cruzeiros confirmou, em nota, um passageiro português infectado (após o desembarque) e afirmou que os demais turistas passarão por exames, antes de seguirem para casa. O processo é supervisionado por autoridades locais.


Em áudio enviado à família, via WhatsApp, Passos criticou a falta de informações, o que gerou  apreensão no navio. “A desinformação é que deixa você mal, louco, alucinado, e daí você começa a pensar em tudo e não pensar em nada. Quando você tem certeza de que é uma coisa ruim, você se prepara”.


O jornalista aposentado Tadeu Nascimento, cunhado do advogado, informou que os passageiros chegaram a ser orientados a permanecerem na cabine e, depois, foram convocados para uma reunião com o comandante no teatro, onde foram informados os procedimentos até o desembarque.


Tensão


A Reportagem tentou contato com Passos, mas não foi possível por falta de conexão. Ele havia acabado de deixar o navio rumo ao aeroporto. A empresa de navegação fretou um voo para o Brasil, por conta do grande número de passageiros do país.


Nascimento afirmou que a família viveu momentos de bastante apreensão e trabalho para tentar resgatar o familiar, afinal, o destino de Passos seria Marselha, na França.


A tensão já começou no Brasil. O navio deixou o Porto de Santos no dia 10 de março e fez escalas em Búzios (RJ) e Maceió (AL), onde Passos teve uma infecção e chegou a ficar internado do cruzeiro.


De acordo com Nascimento, na capital alagoana, a empresa deixou aberta a possibilidade de todos desembarcarem e voltarem para casa. Mas, no caso de Passos, doente, não tinha condições e, portanto, seguiu viagem.


Ele melhorou durante o trajeto, mas, já em navegação, por conta da escalada da doença na Europa, começaram as incertezas quanto à continuidade da viagem. “Depois que o meu cunhado esteve internado, liberaram a internet dele. Começamos a tentar remarcar as passagens para conseguir que ele voltasse já de Portugal”.


A preocupação dos familiares se baseou, também, no fato de Passos ser do grupo de risco, ter algumas comorbidades e pelo aumento das mortes na Europa.


Desembarque previsto


Em nota, a MSC Cruzeiros confirmou que um passageiro de nacionalidade portuguesa testou positivo para a Covid-19 após o desembarque. Antes de atracar em Portugal, a empresa já havia informado a decisão de interromper temporariamente suas atividades até 30 de abril.


Sobre o passageiro infectado, a MSC Cruzeiros informa que este não apresentava sintomas. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades nacionais de saúde e seguindo rigorosamente suas orientações e recomendações”.


Resolução


De acordo com Nascimento, a passagem aérea cancelada pela empresa para o voo de volta é a única pendência. As demais questões, como hospedagem e locomoção, foram resolvidas, tendo a maior parte dos valores devolvidos.


A MSC Cruzeiros lamentou o ocorrido, e garantiu aos passageiros uma carta de crédito, no valor do pacote do cruzeiro, que poderá ser resgatada em outra viagem de vaio até o final de 2021. Também foi dado um crédito a bordo de 200 euros/dólares, por cabine, reembolsável, a ser utilizado na próxima navegação.


Logo A Tribuna
Newsletter