Mortes por afogamento em 2018 aumentam em comparação com 2017

Dados levantados pelo Grupamento dos Bombeiros Marítimo (GBMar) mostram que seis pessoas morreram durante Operação Ano Novo 2018

Por: De A Tribuna On-line  -  08/01/19  -  09:10
Bombeiros pedem atenção aos responsáveis durante a temporada
Bombeiros pedem atenção aos responsáveis durante a temporada   Foto: Irandy Ribas/AT

Um levantamento feito pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) mostra que o número de pessoas que morreram afogadas durante a Operação Ano Novo em 2018 foi maior em relação a 2017. Os dados apontam que seis pessoas morreram no último ano, enquanto que quatro morreram afogadas em 2017.


Além do número de mortes por afogamentos confirmadas, o número de crianças perdidas nas praias da região também aumentou. Na Operação Ano Novo em 2017 registrou 95 crianças perdidas, enquanto que em 2018 o número foi de 128.


Na temporada de verão 2017/2018, 1.900 pessoas foram salvas no mar das cidades da Baixada Santista e 37 morreram, segundo dados do Corpo de Bombeiros.


Dicas de segurança


Em meio a casos de afogamentos durante a temporada de verão, o Corpo de Bombeiros dá dicas a população de como se prevenir.


"O Corpo de Bombeiros se prepara todo o ano para o verão. Contratamos guarda-vidas temporários, além do efetivo, justamente para poder dar segurança para os banhistas. Mas é importante que as pessoas se preocupem, respeitem as orientações dos guarda-vidas, a sinalização das praias. A ingestão de bebidas alcoólicas também deve ser evitada", explica o coordenador operacional do GBMar, Major Ricardo Pellicioni.


Logo A Tribuna
Newsletter