Mortes no trânsito têm queda de 9% na Baixada Santista

Nos 11 primeiros meses de 2019, foram 231 óbitos em acidentes, contra 211 no mesmo período de 2020

Por: Da Redação  -  06/01/21  -  20:17
Especialista em mobilidade credita redução à menor circulação de veículos na pandemia
Especialista em mobilidade credita redução à menor circulação de veículos na pandemia   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Baixada Santista registrou queda de 9% no número de mortes no trânsito entre janeiro e novembro de 2020, em comparação com igual período de 2019. O dado é do Infosiga, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran.SP. A pandemia tem interferência direta nos resultados, devido à diminuição da circulação de veículos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Nos 11 primeiros meses de 2019, foram registradas 231 óbitos em acidentes de trânsito, ante 211 vítimas fatais nos 11 primeiros meses do ano passado. Guarujá (20 mortes a menos), Cubatão (redução de 11 óbitos) e São Vicente (queda de nove mortes) puxaram o índice para baixo.


Por outro lado, Santos, Praia Grande e os demais municípios (Bertioga, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém são avaliados como um bloco pelo Infosiga) registraram alta nos acidentes com vítimas fatais.


Em Santos, o número de mortes no trânsito teve alta de 33 para 40. Em Praia Grande, passou de 31 para 34, enquanto os demais municípios tiveram uma elevação de dez mortes, subindo de 54 para 64.


Panorama


O mês de novembro de 2020 teve uma queda mais significativa (-36,8%) na comparação com 2019. Foram 12 mortes registradas em 2020 contra 19 no mesmo período do ano passado. Em relação aos acidentes totais, que incluem ocorrências não fatais, o panorama é diferente: aumento de 2,5%, passando de 557 casos para 571.


Durante o mês de novembro, na Baixada Santista, os motociclistas seguiram como o grupo com maior número de vítimas fatais. Cinco das 12 mortes na região ocorreram com motos. Os casos, porém, diminuíram 44,4% em comparação a 2019, quando foram registradas nove mortes.


Na lista de vítimas, os pedestres aparecem em segundo lugar, com quatro óbitos, um a menos do que em novembro de 2019. Os ciclistas aparecem na terceira posição, com duas vítimas - foram cinco no ano passado.


Pandemia


O professor universitário e especialista em trânsito e mobilidade urbana Rafael Pedrosa aponta que a menor circulação de veículos durante a pandemia tem impacto direto com a redução de acidentes e de mortes.


Ele vê como positiva a queda nas ocorrências, mas entende que o percentual poderia ser maior se mais pessoas permanecessem em casa. “Com uma menor disputa por espaço no trânsito, e com maior fluidez, a tendência é que os números tenham uma queda. Foi o que aconteceu”.


A menor circulação de veículos por conta da covid-19 não ocorreu só nas cidades, mas nas estradas e, de acordo com Pedrosa, ações como barreiras sanitárias promovidas pelos municípios inibiram o ingresso e movimentação de turistas. “Isso acabou influenciando na inibição do número de acidentes”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter