Moradores da Baixada Santista lamentam ônibus intermunicipais mais lotados: 'Que lockdown é esse?'

Reclamações são referentes as linhas intermunicipais 931 e 941, que começam em Praia Grande e vão até Santos

Por: Carolina Faccioli  -  28/03/21  -  09:24
Munícipes reclamam dos ônibus intermunicipais durante lockdown
Munícipes reclamam dos ônibus intermunicipais durante lockdown   Foto: Divulgação/Patrícia Martins

A aglomeração dentro dos ônibus intermunicipais continua sendo um problema constante, inclusive durante o lockdown. Dentre os trajetos, as linhas 934 e 931 têm sido alvo de muitas queixas, já que fazem um percurso extenso, de Praia Grande até Santos. Em entrevista paraATribuna.com.br, moradoras da região contam como tem sido o dia a dia para quem precisa trabalhar presencialmente, durante o agravamento da pandemia, em meio as restrições de circulação.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Elisângela da Silva Alves conta que pega o ônibus da linha 931 todos os dias, em um dos últimos pontos do bairro Samambaia, em Praia Grande, para chegar até Santos, onde trabalha. O percurso, segundo ela, costuma encher bastante a partir do primeiro viaduto de Praia Grande, deixando as pessoas até em pé durante a viagem. Ela também acredita que as linhas tenham sofrido alterações com o lockdown, pois afirma que passou a esperar cerca de 20 minutos a mais pela chegada do ônibus. "Falaram que a linha não seria mexida, mas foi reduzida sim, pois eu fico esperando o ônibus. Mudou o horário", diz.


Ainda para a munícipe, o sistema deveria ser melhorado, principalmente agora, pois durante o lockdown percebeu que só quem realmente precisa está usando o transporte, mas mesmo assim continua cheio, deixando a população mais vulnerável ao vírus. Ao ver como o ônibus ficou cheio na manhã da última quinta (25), decidiu gravar um vídeo para mostrar como tem sido. "Já peguei o vírus e não foi nada bom, mas graças a Deus não precisei ficar no hospital, mas eu senti falta de ar, indisposição... Imagina quem precisou ficar internado?Muita falta de respeito e consideração", conta a munícipe.



Apesar dos problemas, Elisângela conta que tem observado que, durante o lockdown, as pessoas tem respeitado mais o uso de máscara dentro dos ônibus, algo que para ela também era motivo de preocupação.


Patrícia Martins também faz o trajeto entre Praia Grande e Santos para trabalhar, mas utiliza a linha 934, e observou que os ônibus tem buscado mais passageiros com a chegada de medidas mais restritivas. "Que lockdown é esse que as pessoas vão em pé, ao lado do motorista porque não tem lugar pra passar pro fundo?", diz.


A usuária do sistema relata que na prática vê um lockdown muito diferente do que foi decretado. "De verdade, espero que eles mudem esse esquema dos ônibus, pois o propósito de todos é o distanciamento e dentro dos ônibus isso não existe. O motorista não quer saber quantas pessoas tem e vai pegando todos", afirma Patrícia.


Munícipes reclamam dos ônibus intermunicipais durante lockdown
Munícipes reclamam dos ônibus intermunicipais durante lockdown   Foto: Divulgação/Patrícia Martins

Resposta
Procurada pela reportagem de ATribuna.com.br, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que mesmo com a alteração do número de ônibus dos sistemas municipais, a frota intermunicipal da Baixada Santista permanece a mesma do período anterior ao lockdown. Não houve também mudança nos horários de circulação das linhas.


No caso dos dois serviços citados (934 e 931), a EMTU continua acompanhando a operação e, caso haja irregularidade em relação ao cumprimento das viagens previstas, a concessionária BR Mobilidade está sujeita a sanções contratuais.


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos segue com a "Operação Monitorada" que avalia sistematicamente cada faixa horária para melhor atender o cidadão. Quando constatada a necessidade, mais veículos ou ajustes nos intervalos são realizados para melhorar a distribuição dos passageiros.


Logo A Tribuna
Newsletter