Ministério da Saúde facilitará acesso a medicamentos para tratamento de hepatites C e B

Anúncio foi feito pelo ministro Luiz Henrique Miranda, após reunião e pedido do deputado federal Júnior Bozzella (PSL)

Por: De A Tribuna On-line  -  26/03/19  -  12:32
Deputado alertou que ICMS pode chegar a afetar em quase 25% o valor de um medicamento
Deputado alertou que ICMS pode chegar a afetar em quase 25% o valor de um medicamento   Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde irá facilitar o acesso a medicamentos para o tratamento de hepatites C e B. O anúncio foi feito pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, após pedido do deputado federal Júnior Bozzella (PSL).


Mandetta e Bozzella se reuniram, inicialmente, no mês passado. O parlamentar, que representa a Baixada Santista, recebeu um pedido das ONGs do Movimento Brasileiro das Hepatites Virais (MBHV) solicitando a alteração no fornecimento dos medicamentos antivirais para tratamento das hepatites.


Atualmente, o mecanismo de fornecimento inclui o medicamento de componente especializado. Com a decisão do Ministério da Saúde, o acesso passará ao componente estratégio, o que facilitará o fornecimento aos portadores da doença.


"Essa medida é um pleito muito antigo, nós realmente conquistamos uma grande vitória. Com a alteração do componente, os portadores de hepatites C e B terão acesso mais rápido e eficiente aos medicamentos, e assim poderemos tratar mais pessoas de forma ágil e efetiva", analisou Evaldo Stanislau, diretor da Sociedade Paulista de Cardiologia e membro técnico do programa de hepatites virais do Ministério de Saúde.


Bozzella ressaltou que apresentou, na última semana, um requerimento na Câmara dos Deputados para a criação da Frente Parlamentar Mista de combate às hepatites virais.


“As hepatites virais são consideradas umas das maiores preocupações de saúde pública mundial, havendo milhões de pessoas infectadas no mundo e, igualmente, no Brasil. O objetivo da Frente é promover o aprimoramento da legislação federal sobre as questões afetas a essas enfermidades e seus portadores”, afirmou.


  Foto: Divulgação

Logo A Tribuna
Newsletter