Marketing é estratégia para alavancar turismo na Baixada Santista

Especialistas consideram o caminho para divulgar a região; Estado já divulgou campanha

Por: Da Redação  -  21/06/19  -  20:55
  Foto: Vanessa Rodrigues/ AT

A melhor estratégia para o turismo regional funcionar na prática, segundo especialistas ouvidos por A Tribuna, é investir em ações de marketing, como divulgar o que há de melhor nas cidades da região. Na quarta-feira (19), o Governo do Estado anunciou uma campanha publicitária para divulgar São Paulo para o Brasil.


Para o presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, Leonardo Carvalho, é fundamental mostrar o que se pode oferecer. “Não adianta termos os melhores hotéis, praias, restaurantes e termos a população mais hospitaleira, porque não seremos vistos e lembrados”.


Na próxima quinta-feira (27), ele, o vereador Bruno Orlandi (PSDB) e o deputado Paulo Corrêa Júnior (Patriotas) estarão como secretário estadual do Turismo, Vinicius Lummertz, para falar sobre roteiros turísticos na região. “Vamos envolver os nove municípios e conversaremos sobre roteiros turísticos de até sete dias”.


O empresário e consultor na área de Turismo Alexandre Nunes Affonso lembra que a região pode explorar os turismos de lazer, de negócio e eventos, histórico e cultural, religioso, gastronômico e mais. “É preciso conhecer a sua cidade e os vizinhos. Devemos turistar mais, aprender e reconhecer nosso potencial turístico. A história do nosso País começa aqui”.


Alexandre defende que é preciso alcançar a consciência de que a Baixada Santista tem muito a mostrar. “Precisamos passar a reconhecer aquilo que temos. E isso só acontece quando conhecemos o que temos”.


Para ele, quando viajamos, não vamos apenas para uma cidade. “Nós escolhemos um conjunto de atrativos. Por isso, há de se fazer pacotes e desenvolver a inteligência para o turismo regional”.


O gestor de projetos da Caiçara Expedições Turismo Consciente, Renato Marchesini, acredita que educar para o turismo é preparar a cidade para o futuro. “É uma semente que no seu devido tempo germina, brota, cresce e gera frutos. Quem educa, prepara, quem conhece, preserva. É necessário o sentimento de pertencimento e visão empreendedora”.


Turismo Marítimo


A diretora de Operações do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini (Concais), Sueli Martinez, diz que aumentou o número de passageiros que chegam a Santos antes da data de embarque nos cruzeiros.


“As pessoas ficam em hotel principalmente quando vêm de carro. Embarcam no navio e, na volta, buscam o carro e vão embora. Elas querem entrar naquele mundo, embarcar nesse sonho do navio


Logo A Tribuna
Newsletter