Madrugada polar derruba temperaturas na Baixada Santista; fim de semana promete ser 'gelado'

Previsão do tempo reduz chances de chuvas, mas os termômetros devem cair até 12º na madrugada deste sábado (9); uma massa fria de origem polar avança em direção à região

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/05/20  -  13:46
Atualizado em 08/05/20 - 13:49
Madrugadas mais geladas na região se devem à chegada de massa polar
Madrugadas mais geladas na região se devem à chegada de massa polar   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A frente fria que trouxe chuva intensa, ressaca e fez despencar as temperaturas na Baixada Santista já começa a perder força na região e seguir em direção ao norte do país. Mas uma nova e forte massa de ar frio, de origem polar, se encaminha à região, fazendo com que as temperaturas caíam a partir deste sábado (9). Madrugadas mais geladas e tímido sol, intercalado por nuvens, devem se estender até o começo da próxima semana. 


Apesar de serem poucas as probabilidades de mais precipitações nos próximos dias, um tímido sol  deve trazer um pouco de calor à tarde, com máximas de 22º nesta sexta-feira (8). A sensação térmica, contudo, despenca na madruga, com redução de até 8 graus. 


Segundo o Climatempo, Santos deve registrar por volta das 15h deste sábado (9) a mais elevada temperatura deste fim de semana: 24º. Depois os termômetros começam a cair. A mais baixa temperatura pode ser registrada a partir das 3h de domingo (10), com máximas de 12º. 


A meteorologista Josélia Pegorim explica que uma grande e forte massa de ar frio polar já avança sobre o Brasil desde as primeiras horas desta sexta-feira (8). Ela explica que a leve melhora nas temperaturas na Baixada Santista nesta sexta-feira (8) e começo de sábado (9) será passageira.


Isso porque o novo centro da massa de ar frio avança com velocidade pela região Sul, provocando registro de geada e temperaturas abaixo de 0°C. Para tarde deste sábado, essa massa de ar frio chega no litoral paulista, derrubando as temperaturas na Baixada Santista.  


Chuvas 


Segundo a Defesa Civil de Santos, nas últimas 72 horas, o acumulado de chuvas foi de 49,4 milímetros. O volume de precipitação manteve os morros santistas em estado de observação.  


Ainda conforme o órgão, não houve o registro de ocorrências. A Ponta da Praia registrou às 3h desta sexta-feira (8) o pico da maré, 1,77 metro. No Estuário, a maré chegou a 1,95 metros.  


Logo A Tribuna
Newsletter