Van da Prefeitura de Cajati é vista 'despejando' moradores de rua em Peruíbe

Caso foi levado à Delegacia de Peruíbe. Polícia prossegue com apuração do caso

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/08/20  -  12:00
Van do Departamento de Saúde de Cajati é vista 'despejando' moradores de rua em Peruíbe
Van do Departamento de Saúde de Cajati é vista 'despejando' moradores de rua em Peruíbe   Foto: Reprodução

Uma van do Departamento de Saúde da Prefeitura de Cajati foi flagrada pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Peruíbe, nesta sexta-feira (21), 'despejando' moradores em situação de rua no município. A ação foi denunciada por populares nas imediações da rodoviária. Um boletim de ocorrência não-criminal foi registrado no 1º Distrito Policial de Peruíbe e o caso é investigado pelas autoridades.


De acordo com a Polícia Militar, a van foi vista no bairro Estação por volta das 13h desta sexta. Durante a abordagem da GCM, os oficiais foram informados pelo condutor do veículo e uma assistente social de Cajati que os passageiros teriam sido encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Cajati para serem levados ao Poupatempo. O fato é que a cidade de Peruíbe não tem uma unidade do Poupatempo.


Segundo o depoimento da assistente social, um dos moradores em situação de rua precisava ir até o Poupatempo de Registro para tirar um documento, para que pudesse sacar um benefício do Governo. Por não haver Poupatempo em Peruíbe, decidiram seguir viagem para Santos, e em nenhum momento tinham intenção de deixá-los em Peruíbe, segundo ela.


Dois passageiros estavam descarregando suas bagagens do veículo. Em depoimento, os dois moradores em situação de rua afirmaram que preferiram ficar em Peruíbe para, depois, irem a São Paulo, já que um deles tem um primo que reside na capital. Eles ainda afirmam que foram abordados na cidade de Cajati por assistentes sociais, que lhes ofereceram café e roupas limpas. Elas disseram que eles não poderiam morar na rua naquela cidade, e por isso eles seriam levados para Peruíbe.


Um boletim de ocorrência não-criminal foi lavrado no 1º DP de Peruíbe, e o caso ainda é apurado pelas autoridades.


A Prefeitura de Peruíbe respondeu que, de acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Thiago Cosme, além da denúncia dos populares para a base da Secretaria Municipal de Defesa Civil, o vídeo monitoramento da cidade flagrou a ação na entrada da cidade e nos principais pontos, e foram acionados representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da prefeitura, que juntamente com a viatura da GCM, foram até o local, confirmaram a denúncia e conduziram os envolvidos para a delegacia e apresentar a ocorrência ao delegado.


Procurada pela redação de ATribuna.com.br, a Prefeitura de Cajati não se manifestou sobre o caso até a publicação desta nota.


Logo A Tribuna
Newsletter