EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

18 de Setembro de 2019

Terminal do Aeroporto de Itanhaém reabre nesta quinta-feira

Concessionária espera que Anac permita voos nacionais de passageiros

O terminal de passageiros do Aeroporto Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém, será reinaugurado às 10 horas desta quinta-feira (5). Trata-se do primeiro investimento na modernização do aeródromo, que pertence ao Governo Estadual e está sob concessão da empresa VoaSP desde 2017.

Na cerimônia, a concessionária deverá anunciar investimentos no aeroporto para o próximo ano. O objetivo é que Itanhaém seja classificado como comercial. Assim, além de viagens para plataformas de petróleo, poderá trabalhar também com voos nacionais de passageiros. Hoje, apenas voos executivos e um aeroclube operam no local.

A concessionária já pediu a reclassificação do aeroporto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre os investimentos previstos, estão instrumentos para segurança de pousos e decolagens e um sistema para indicar, de forma mais precisa, que um avião está se aproximando da pista.

Até abril do ano passado, helicópteros iam e voltavam ao Aeroporto de Itanhaém, transportando funcionários da Petrobras e terceirizados para as plataformas de Merluza e Mexilhão, na Bacia de Santos. As operações foram transferidas para o Aeroporto Roberto Marinho, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas, afirma que o aeroporto beneficiará a economia regional. “O investimento no local impulsionará a cadeia produtiva que envolve todo o trade turístico, possibilitando um futuro promissor para o Litoral e o Vale do Ribeira.”