EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

18 de Setembro de 2019

Tartaruga-verde é encontrada debilitada em Peruíbe

Animal foi encontrado com lesões na nadadeira e com o casco rachado. Ela está recebendo tratamento no Instituto Biopesca

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) juvenil foi encontrada encalhada na faixa de areia de uma praia em Peruíbe. O animal foi resgatado e recebe cuidados no Instituto Biopesca.

A tartaruga foi encontrada por equipes do Biopesca durante operação do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ela está recebendo atendimento na Unidade de Estabilização (UE) do instituto.

Segundo a veterinária Isabella Boaventura, a tartaruga perdeu grande parte da nadadeira posterior esquerda e rachou parte posterior do casco, ocasionado, provavelmente, por uma colisão com alguma embarcação no mar. Além disso, é possível que a tartaruga tenha resíduos sólidos no sistema digestivo.

O animal segue recebendo cuidados médicos pela equipe veterinária do Biopesca. A tartaruga não consegue mergulhar devido a presença de gases, causados pelos resíduos ingeridos que a impedem de afundar. Testes de flutuabilidade estão sendo realizados. Quando ela apresentar melhora em seu quadro de saúde, ela retornará ao habitat natural.