Tartaruga ameaçada de extinção é encontrada morta em praia de Peruíbe

Animal foi achado após ação de uma ONG na Praia do Costão

Por: De A Tribuna On-line  -  12/09/19  -  23:21
Tartaruga ameaçada de extinção é encontrada morta em praia de Peruíbe
Tartaruga ameaçada de extinção é encontrada morta em praia de Peruíbe   Foto: Divulgação/Ecomov

Uma tartaruga da espécie Caretta caretta, também chamada de cabeçuda, foi encontrada morta e em estado de decomposição na Praia do Costão, em Peruíbe. A espécie está no grupo ameaçado de extinção. O animal foi achando por uma equipe da organização não governamental (ONG) Ecomov - Ecologia em Movimento, enquanto realizava uma ação no local.


O presidente da ONG, Rodrigo Brandão Azambuja, conta que a equipe estava na praia no último domingo (8), quando viu a tartaruga já morta presa entre as pedras. "Afastamos os urubus, pois a cena era muito chocante e o cheiro forte. Ela deve ter chegado naquele local durante a ressaca, e provavelmente se prendeu às pedras e acabou morrendo ali mesmo, sem monitoria, sem atendimento”, lamenta.


Azambuja ressalta que a falta de atenção com a limpeza das praias e a ausência de monitoria também podem ser fatais para a fauna. Animais marinhos acabam tendo contato com microplásticos, que são um dos principais poluentes dos oceanos.


Esse caso não é um fato isolado. O presidente da Ecomov conta que, no último dia 21 de agosto, duas tartarugas-verdes (Chelonia mydas) foram resgatadas na Praia do Costão, após solicitação de apoio aos guarda-vidas, que entraram em contato com a instituição.


Microlixo também foi recolhido da praia durante ação da ONG
Microlixo também foi recolhido da praia durante ação da ONG   Foto: Divulgação/Ecomov

Mutirão


No mesmo dia em que a tartaruga-cabeçuda foi encontrada, a equipe de voluntários da Ecomov recolheu mais de 350 kg de lixo. Entre os materiais colhidos, estavam plásticos, restos de redes e garrafas.


Os pontos percorridos, além da Praia do Costão, foram as praias do Índio e Prainha. Além disso, foram encontradas bolinhas de enfeite de Natal no mar, identificadas como sendo as que caíram de um dos contêineres do navio Log In Pantanal, em 2017.


Logo A Tribuna
Newsletter