EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

18 de Julho de 2019

SAMU de Itanhaém recebeu quase 10 mil trotes em 2018

No total, serviço de emergência recebeu, em média, 27 ligações falsas por dia

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da região de Itanhaém recebeu, somente em 2018, 9.880 trotes. Segundo balanço, divulgado pela prefeitura do município, isto significa que a central de emergência recebeu, em média, 27 ligações falsas por dia.

Esta quantidade de trotes representa 6,5% do total de 149.782 ligações caracterizadas como engano, informação, regulação médica e transferência de internação. Mesmo assim, o número significa uma queda, já em 2017, foram registrados 12.583 ligações falsas, de um total de 148.998 chamadas.

Todos os dias, a regional recebe mais de 350 ligações. Tão ágil quanto às ambulâncias deve ser o atendimento telefônico realizado pela central de regulação. Durante uma ocorrência, o solicitante não percebe que sua chamada passa por técnicos auxiliares de regulação médica que indicam a emergência e passam imediatamente para o médico regulador.

Além de ser considerado crime, todos os números que ligam para a central ficam registrados e a cada ligação o sistema mostra quantas solicitações falsas já foram feitas. A Central de Regulação do SAMU Regional Litoral Sul de Itanhaém é responsável pelas ligações dos municípios de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Pedro de Toledo.