EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

16 de Novembro de 2019

Rara, nuvem rolo é vista em Itanhaém e indica mudança de tempo

Formação costuma acarretar chegada de frente fria

Moradores de Itanhaém foram surpreendidos ao encontrarem uma nuvem em formato de rolo no céu, nesta quinta-feira (12). O fenômeno climatológico indica a chegada de uma frente fria após vários dias de calor intenso e tempo seco na região.

De acordo com o Climatempo, a nuvem rolo é considerada rara. Este tipo de formação pode atingir 1.000 km de comprimento e de 1 a 2 km de largura, a uma altitude de 100 a 200 metros, sendo assim considerada baixa. A nuvem rolo pode se deslocar com velocidade de até 60 km/h, o que provoca rajadas de ventos.

Em forma de tubo, a nuvem rolo se forma pela combinação de ventos em altitudes diferentes e soprando em direções contrárias por uma grande área, que dão o formato de rolo. Se formam no choque de massas de ar com temperaturas e teor de umidade diferentes.

Seu movimento pode induzir ventos moderados a fortes, mas a nuvem rolo não produz rajadas e nem provoca chuva. Ainda segundo o Climatempo, ela se desfaz à medida que o contraste de umidade e de temperatura enfraquece.

Tudo sobre: