EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

18 de Setembro de 2019

Projeto visa reduzir para sete o número de vereadores em Mongaguá

Proposta de Emenda a Lei Orgânica, de autoria do Professor Alex (PSB), deve ir a votação nesta segunda-feira

Um projeto de emenda a Lei Orgânica propõe a redução, de 13 para 7, no número de vereadores na Câmara de Mongaguá. A propositura, de autoria de Alex Marcelo dos Santos, o Professor Alex (PSB), deverá ser votada na sessão ordinária desta segunda-feira (24).

Nas redes sociais, o parlamentar fez uma comparação com Itanhaém, cidade vizinha à Mongaguá, e que possui, atualmente, dez vereadores, mesmo tendo quase o dobro do número de habitantes.

"Comparando com a cidade vizinha, o número de vereadores aqui é desproporcional. Além disso, a história prova que o prefeito sempre consegue facilmente a maioria na Câmara, fazendo com que os vereadores 'da base' votem de forma igual todos os projetos", avaliou o pessebista.

Professor Alex relembrou que o Legislativo municipal também já atuou com nove membros, mas que, segundo ele, os vereadores "sempre trabalharam para defender o prefeito e não o povo". "Se não há como mudar esta política, que seja com o menor número e o menor gasto possível, portanto sete", emendou o parlamentar.

Ele estima que, caso seja reduzido o número de vereadores, a Câmara de Mongaguá iria economizar quase R$ 2 milhões por ano. Em uma enquete realizada em sua página no Facebook, o pessebista parece ter recebido o apoio da população. Até o fechamento desta matéria, era 319 votos, sendo 97% desses favoráveis ao projeto.