Prefeitura de Itanhaém anuncia novo espaço de acolhimento às pessoas em situação de rua

A expectativa é de que na nova sede, localizada na Rua Manoel Francisco Lisboa, no Belas Artes, o antigo CETPI, sejam realizados cerca de 60 atendimentos técnicos por mês

A Prefeitura de Itanhaém anunciou que contará, nas próximas semanas, com um novo espaço para o acolhimento às pessoas em situação de rua. O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) visa o incentivo ao empreendedorismo e da reinserção do usuário no mercado de trabalho

A expectativa é de que na nova sede, localizada na Rua Manoel Francisco Lisboa, no Belas Artes, o antigo CETPI, sejam realizados cerca de 60 atendimentos técnicos por mês.

O espaço de 1.095 m² contará com canil, lavanderia, dormitórios, salas de atendimento, de convivência, de reuniões e administrativas, além de recepção, almoxarifado, banheiros com chuveiros e espaço externo para o cultivo de horta comunitária.

No local, as pessoas terão três refeições diárias com direito a banho e passarão por triagem que dá acesso ao serviço de referência multidisciplinar com avaliação por assistente social, psicóloga e auxiliar de enfermagem, à documentação civil, encaminhamento para rede socioassistencial e setorial (CAPS AD, USF, entre outros) e o cadastramento no CadÚnico, para, posteriormente, chegarem à Casa de Acolhimento Fênix.

O projeto Fênix atenderá 30 usuários por mês e tem como objetivo realizar a reinserção de volta à sociedade e no mercado de trabalho, além do incentivo ao empreendedorismo. As novas instalações também contarão com salas de aula onde os atendidos participarão de grupos de conscientização, de atividades que estimulam a autoestima, rodas de conversa, de música, oficinas de pintura, de pneus, de junco, entre outros.

Tudo sobre: