Prefeito de Mongaguá corta salário pela metade para enfrentamento da covid-19

Administração já deu início a fase de renegociação de contratos de serviços públicos; o objetivo é reduzir em 25% o montante pago atualmente

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/04/20  -  17:35
Vagas são para início imediado; aprovados precisam retirar guias médicas até dia 5
Vagas são para início imediado; aprovados precisam retirar guias médicas até dia 5   Foto: Nirley Sena/AT

Em meio à queda de receitas municipais, chefes dos Executivos reduzem os próprios salários e renegociam dívidas para ter fôlego financeiro e destinar recursos para o combate do novo coronavírus nas cidades. Os prefeitos de Mongaguá, Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça, e de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), e são os mais recentes a anunciar redução nos vencimentos.


Os dois políticos se somam ao prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que informou, na noite de domingo (12) a redução de 30% nos salários do primeiro escalão da administração santista. O corte nos vencimentos do prefeito, vice e secretários deve gerar uma economia de R$ 530 mil durante os 90 dias de validade da medida.


Em Mongaguá, o prefeito Márcio Melo Gomes anunciou a redução de 50% de seu subsídio mensal. Ele promete para essa quarta-feira (15) informar o percentual de redução aos demais cargos comissionados, já que a cidade não tem vice-prefeitos ou secretários – Gomes assumiu após a cassação de Artur Parada Prócida, em maio de 2018, e as pastas locais são ocupadas por diretores.


Segundo a prefeitura, a redução salarial para esses postos depende de análise do setor de Contabilidade da administração local. Ainda conforme o Executivo, tiveram início, há 15 dias, tratativas para renegociação de contratos. “Todos os contratos passarão por essa ação, com a previsão de redução, em média, de R$ 25%”, informa.


Na segunda-feira (13), o prefeito de Itanhaém informou novos pacotes de medidas de impacto econômico e social que passam a vigorar a partir desta quarta-feira (15). Durante live em sua rede social, Marco Aurélio informou a redução de 30% dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, procurador geral e secretários municipais.


Também haverá a distribuição de kits de alimentação para os alunos; a suspensão de protestos e ajuizamentos de execuções fiscais do município; a renegociação de todos os contratos; o lançamento de plataforma de apoio ao crédito aos empreendedores e a implantação do serviço de telemedicina aos pacientes com sintomas da covid-19.


Logo A Tribuna
Newsletter