Postes tombam e fios expostos assustam moradores em Mongaguá

Prefeitura afirma que haverá manutenção ou, se necessária, remoção das estruturas

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/08/20  -  22:09
Postes prestes a cair na orla de Mongaguá assustam moradores
Postes prestes a cair na orla de Mongaguá assustam moradores   Foto: Praia Grande Mil Grau/reprodução

Dois postes de iluminação correm o risco de desabarem na orla da praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo, próximo ao bairro Balneário Itaóca. Moradores da região temem pela queda, que pode ocorrer em meio às intensas ressacas que assolam a Baixada Santista em decorrência da frente fria que teve início na última quinta-feira (20).


Fotos que estão repercutindo nas redes sociais expõem a situação dos dois postes da orla de Mongaguá, que estão instáveis e com fios expostos no chão.


Fios expostos nsa redondezas dos postes que estão prestes a cair na orla de Monguagá.
Fios expostos nsa redondezas dos postes que estão prestes a cair na orla de Monguagá.   Foto: Praia Grande Mil Grau/reprodução

Procurada pela Redação, a Prefeitura de Mongaguá afirmou por meio de nota que, desde abril, um projeto de recuperação da orla junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional está em andamento. O objetivo é recuperar os trechos que estão sendo destruídos por sucessivas ressacas marítimas.


Com relação aos postes danificados, denunciados por moradores, a Prefeitura diz ter comunicado a empresa responsável por este tipo de serviço, para que seja feita a devida manutenção ou remoção, caso necessária, das estruturas - assim como, de acordo com o órgão público, foi realizado em outros pontos da orla.


“A orla de Mongaguá tem 13 km de extensão. Desde o último mês de abril, marés altas deixaram um rastro de destruição em um trecho de aproximadamente 10 km. Os danos mais graves ocorreram entre as praias dos bairros Vila São Paulo e Jussara”, comunica a nota de Mongaguá.


Projeto de Recuperação


De acordo com a prefeitura de Mongaguá, o projeto de recuperação da orla da cidade engloba obras de recuperação das muretas, enrocamento com pedras, reconstrução de calçadas, canteiros, acessos, postes, entre outros serviços. 


Para estas obras, está estimada uma verba de, aproximadamente, R$ 24 milhões, de acordo com a Diretoria Municipal de Obras Públicas. Para arcar com as obras mais complexas na orla, as quais “o município não tem condições para custear a totalidade do projeto”, a Prefeitura está pleiteando recursos junto ao Governo Federal.


Enquanto isso, obras emergenciais estão sendo realizadas, a fim de evitar o agravamento da situação e garantir a segurança no trânsito de veículos e pedestres, de acordo com a Prefeitura.


Logo A Tribuna
Newsletter