Peruíbe finaliza montagem de hospital de campanha

Unidade emergencial vai funcionar nas instalações pensadas para ser a maternidade municipal; abertura de leitos ocorrerá conforme aumento da taxa de transmissão da doença

Por: Por ATribuna.com.br  -  18/05/20  -  19:37
Hospital foi montado nas futuras instalações da maternidade de Peruíbe
Hospital foi montado nas futuras instalações da maternidade de Peruíbe   Foto: Divulgação/PMP

Peruíbe finalizou a montagem do hospital de campanha para atender pacientes com caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus. O espaço foi planejado de forma preventiva a fim de se evitar um possível colapso no sistema público de saúde do município.  


A unidade emergencial funciona nas instalações erguidas para ser a maternidade municipal. Após anos de obras, o local tinha previsão para ser inaugurado no começo do mês. Contudo, por conta da emergência, foi adaptado para ser retaguarda de combate à pandemia. 


O prefeito Luiz Mauricio (PSDB) garante que a cidade conseguiu a aprovação do governo estadual para o hospital de campanha. “Nos comprometemos a estruturar o atendimento de menor complexidade e solicitamos ao Estado respiradores para que possamos utilizar nas UTIs. Tentamos a compra pelo município, mas devido à alta demanda, não conseguimos”, diz.  


Ele explica nem todos os leitos da UPA no município estão ocupados. A taxa de ocupação na cidade é de 80%, mas a expectativa é de que nos próximos dias seja reduzida a cerca de 50% com os novos leitos do hospital de campanha.  


Luiz Maurício afirma que a unidade emergencial será aberta em fases, conforme a evolução da curva de contágio e o orçamento municipal, para que haja condições de atender toda a população. 


O prefeito argumenta que, caso não seja necessária a utilização do hospital de campanha, a prefeitura abrirá a maternidade nesse prédio. “Seguindo rigorosamente as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com muito trabalho, responsabilidade e serenidade conseguiremos, juntos, passar por essa pandemia. Por isso temos orientado: se puder, fique em casa”. 


Estrutura 


A Secretaria de Saúde aumentou o número de leitos disponíveis para 12 na enfermaria, sendo seis para casos suspeitos de Covid-19 e seis para pacientes que sofrem de outra enfermidade, além de três leitos na emergência, um deles para paciente suspeito para Covid-19 e dois para os outros pacientes.  


De acordo com o a administração municipal, desde o início da pandemia houve um cuidado a mais com os profissionais da área de saúde, que estão na linha de frente ao enfrentamento do coronavírus. A prefeitura disponibilizou hospedagem gratuita, oferecendo assim, mais conforto e segurança a todos eles e seus familiares.  


“Concedemos uma gratificação de 30% na remuneração e investimos em EPIs de forma emergencial, para que todos pudessem trabalhar em segurança, seguindo também as orientações do Ministério da Saúde. Aumentamos o contingente dos profissionais da área de saúde, por meio de um novo processo seletivo, que possibilitou a contratação de mais de 50 profissionais.”, afirmou o prefeito. 


Logo A Tribuna
Newsletter