EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

3 de Agosto de 2020

Mongaguá implanta Rede Solidária para fortalecer produção e economia local

União de pequenos produtores rurais oferece produtos agrícolas, gêneros alimentícios, pescados e até artesanato indígena para manter ativo um dos principais segmentos econômicos da cidade do Litoral Sul

Mongaguá já faz parte da Rede Solidária para fortalecer a produção agrícola e econômica local. O programa tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com o objetivo unir pequenos produtores rurais e população urbana para a oferta de produtos e serviços.  

Para contornar a queda de receita dos produtores rurais por conta da pandemia de covid-19, a iniciativa inovadora permite a comercialização de produtos chamados “circuitos curtos” – ou seja, quando o local da produção está próximo do consumidor, reduzindo os deslocamentos. A rede solidária de Mongaguá une agricultores, pescadores, indígenas e prestadores de serviço do próprio município. 

Segundo o Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), da pasta paulista, Mongaguá possui mais de 60 imóveis rurais ocupando uma área aproximada de 1.700 hectares. Banana, pupunha, palmito, chuchu, milho, cará, inhame, mandioca, hortaliças diversas, frutas, criações de aves para postura e piscicultura são as principais atividades.  

Desta forma, a produção agrícola do município contribui com a economia local, a qual tem o turismo como principal setor. No censo de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município contava com 56.702 habitantes e estima-se que no meio rural deva contar, atualmente, com cerca de 247 habitantes. 

Como participar 

A rede conta com um Grupo Público no Facebook (www.facebook.com/groups/redesolidariademongagua), no qual produtores, profissionais e consumidores poderão interagir e realizar seus negócios. No perfil, é possível comprar direto de produtores rurais familiares, agroecológica, gêneros alimentícios como pescados, artesanato indígena, mel e derivados, panificação, tortas, bolos, doces diversos, terra adubada, remoção de enxame, mudas de diversas plantas frutíferas e ornamentais e serviços de jardinagem.  

Os interessados em participar do grupo para vender ou oferecer serviço, devem contatar Marlene Souza Zertus, pelo telefone (13) 99606-0539. 

Tudo sobre: