Lobo-marinho chama atenção de banhistas em praia de Mongaguá

Médicos veterinários do Instituto Biopesca realizaram atendimento na faixa de areia e constataram que o animal estava debilitado

Por: Por ATribuna.com.br  -  06/10/20  -  22:38
Lobo-marinho foi encontrado na manhã desta terça-feira (7) na divisa entre Mongaguá e Praia Grande
Lobo-marinho foi encontrado na manhã desta terça-feira (7) na divisa entre Mongaguá e Praia Grande   Foto: Divulgação/Instituto Biopesca

Um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) chamou a atenção de banhistas em uma praia de Mongaguá, na manhã desta terça-feira (6). Mesmo após aparentar estar em boas condições de saúde, ele foi atendido por médicos veterinários ainda na praia e removido para o Instituto Gremar, onde passará por tratamento e reabilitação.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O animal foi encontrado na praia próximo a divisa com o Jardim Solemar, em Praia Grande. Banhistas acionaram o Instituto Biopesca, através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


Equipes do instituto constataram que o lobo-marinho apresentava boas condições clínicas. O animal havia retornado ao mar após ter se assustado com a presença de banhistas, mas retornou para a faixa de areia pouco tempo depois. Veterinários fizeram exames na praia e constaram que o animal estava debilitado.


Segundo o instituto, o animal apresentou sinais de desidratação, além de estar magro. Foi verificado um ferimento no olho, que a lesão será confirmada no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, para onde ele foi levado para avaliação médico veterinária.


O local em que o lobo-marinho foi encontrado foi demarcado com faixas pelo Biopesca para evitar a proximidade de curiosos. O instituto afirmou que estará observando o animal no local, além de alertar banhistas que passarem pelo local.


O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


A espécie de lobo-marinho-sul-americano costuma aparecer na costa brasileira, principalmente no período de junho a outubro, quando migra de ilhas oceânicas localizadas em mares gelados em busca de alimentação em águas mais quentes. Muitas vezes, os lobos-marinhos param nas praias apenas para descansar da longa viagem e, depois de recuperados, voltam para o mar a fim de continuar seu percurso.


Nas praias, a orientação é que pessoas não se aproximem dos animais para que eles possam descansar sem serem incomodados. Em casos em que se sintam importunados e voltem ao mar antes de recuperar energiais, sua chance de sobrevivência diminui.


Lobo-marinho foi resgatado por equipes do Instituto Biopesca
Lobo-marinho foi resgatado por equipes do Instituto Biopesca   Foto: Divulgação/Biopesca

Logo A Tribuna
Newsletter