Itanhaém tem mutirão de combate à dengue intensificado após chuvas

Equipes da prefeitura e de estudantes de medicina do Centro Universitário Lusíadas trabalharam no bairro Laranjeiras

Por: De A Tribuna On-line  -  05/05/19  -  23:31
  Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Equipes da Secretaria de Saúde de Itanhaém se mobilizaram na última semana para realizar um mutirão de combate à dengue no município. Após o período de chuvas, a preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti cresceu.


A fim de combater focos do mosquito e orientar a população sobre os devidos cuidados preventivos que devem ser adotados, a prefeitura, com o apoio de estudantes de medicina do Centro Universitário Lusíadas, fez mutirões no bairro Laranjeiras.


A dengue não é a única doença transmitida pelo Aedes Aegypti. Esta espécie também é responsável por outras duas doenças, a zika e a chikungunya, que têm praticamente os mesmos sintomas, sendo eles, febre, dores nas articulações, manchas vermelhas no corpo, coceiras em diferentes intensidades, dependendo da doença.


A ação, que aconteceu no bairro Laranjeiras, contou com uma equipe de 30 profissionais municipais da área da saúde e 17 estudantes de medicina da Unilus, que puderam orientar a população, por meio de visitas e distribuição de panfletos.


Entre as instruções dadas pelos profissionais e estudantes estão: evitar deixar recipientes virados para cima que possam acumular água – o que acarreta na reprodução do mosquito – e colocar detergente ou sal grosso em lugares onde a água se concentra constantemente.


Wilson Viera, outro agente de endemias, declarou que: “o sal aumenta, consideravelmente, o nível de sódio da água, o que impede que qualquer célula se desenvolva por desidratação. O detergente também torna o ambiente impróprio, pois a larva pode até nascer, mas sem algumas estruturas essenciais para sua sobrevivência”.


Logo A Tribuna
Newsletter