Itanhaém realiza o monitoramento de áreas contaminadas via satélite

O objetivo é propor medidas para minimizar os impactos causados à saúde humana e ao ecossistema como solo e rios

Por: Por ATribuna.com.br  -  17/07/20  -  01:58
A proposta é realizar o mapeamento do Município em postos de gasolina com sensoriamento remoto
A proposta é realizar o mapeamento do Município em postos de gasolina com sensoriamento remoto   Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Itanhaém

Uma ação desenvolvida pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Itanhaém tem utilizado o sensoriamento remoto para identificar os locais com alto potencial de contaminação próximo aos pontos de preservação permanente.


A administração busca utilizar a tecnologia, que dispõe de imagens feitas por satélites, para realizar o mapeamento do município em postos de gasolina.


A tecnologia está disponível sem custos aos cofres públicos, uma vez que os cursos e ferramentas para elaboração dos mapas sensoriais são fornecidos gratuitamente pelo Programa Município Verde Azul (PMVA) do Governo Estadual. Os dados para a pesquisa são extraídos dos sites da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Sistema Ambiental Paulista (DataGeo).


A Cetesb é quem faz o controle e a fiscalização das áreas no Município. Diante disso, a Prefeitura verifica se existem outros locais com potencial poluidor que podem vir a contaminar o meio ambiente. No momento, a ação é realizada em todos os postos de gasolina da Cidade, por possuírem alto potencial de contaminação do solo e de fontes de água. Após a conclusão da atividade, o mapeamento será feito nas marinas.


Logo A Tribuna
Newsletter