Itanhaém realiza mutirão para atualização de cadastro de beneficiários do Bolsa Família

A ação será realizada, das 9 às 15 horas, na EM Professora Maria Patrocina Condota, localizada na Rua P, s/nº, no Guapurá

Por: De A Tribuna On-line  -  10/05/19  -  15:42

A Prefeitura de Itanhaém realiza um mutirão, neste sábado (11) para o acompanhamento de condicionalidades do programa federal Bolsa Família. O evento proporcionará serviços que incluem desde atualização de cadastro até pesagem e medição de crianças. A ação será realizada, das 9 às 15 horas, na EM Professora Maria Patrocina Condota, localizada na Rua P, s/nº, no Guapurá. 


Uma equipe do programa Criança Feliz também estará no local para realizar a captação de famílias e interagir com as crianças por meio de atividades recreativas. O objetivo do programa é fortalecer as políticas públicas para a “primeira infância”, atendendo crianças inseridas no Cadastro Único e no Bolsa Família com idade entre zero e 3 anos, gestantes e crianças até seis anos inseridas no Benefício de Prestação Continuada, o BPC, que atende pessoas com deficiência.


A principal ação da iniciativa é a visita domiciliar, onde profissionais orientam os pais e responsáveis sobre formas adequadas de propiciar o desenvolvimento das crianças. A Unidade de Saúde da Família (USF) disponibilizará supervisoras e uma enfermeira para realizar o trabalho de atenção básica. O serviço será desde a pesagem e a medição da altura de crianças até atualização da carteirinha de vacinação dos jovens.


Condicionantes para obtenção do Bolsa Família


Educação: frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e mínima de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos.


Saúde: acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento para crianças menores de 7 anos; e pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.


Assistência Social: frequência mínima de 85% da carga horária relativa aos serviços socioeducativos para crianças e adolescentes de até 15 anos em risco ou retiradas do trabalho infantil.


Logo A Tribuna
Newsletter