Itanhaém busca rescisão contratual com empresa de transporte público

Segundo prefeito Marco Aurélio Gomes, Viação Litoral Sul "não tem correspondido as expectativas da população e muito menos obedecido as regras do contrato"

Por: Bruno Gutierrez  -  12/11/20  -  21:23
Ônibus começaram a sair da garagem da empresa na tarde de segunda-feira (5)
Ônibus começaram a sair da garagem da empresa na tarde de segunda-feira (5)   Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itanhaém busca a rescisão contratual com a empresa Viação Litoral Sul, responsável pelo transporte público municipal e que opera há quase 28 anos na cidade. Segundo o prefeito Marco Aurélio Gomes, a companhia "não tem correspondido as expectativas da população e muito menos obedecido as regras do contrato com a prefeitura".


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


"Estamos trabalhando para uma contratação definitiva de uma empresa de transporte urbano. Ao mesmo tempo em que o nosso Jurídico da Prefeitura trabalha pela rescisão do atual contrato e a contratação, de forma emergencial, de uma empresa de transporte urbano com qualidade para levar com mais eficiência o transporte a cada morador de Itanhaém", falou o chefe do Executivo durante uma live, realizada na quarta-feira (11).


De acordo com o prefeito, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas concorrentes seria feita na quarta, mas foi suspensa em razão de um recurso apresentado por uma empresa interessada em assumir o transporte urbano na cidade.


"Muito em breve republicaremos a nova data e daremos continuidade a esse procedimento para termos um novo contrato de transporte na cidade de Itanhaém", explicou Marco Aurélio.


Atraso nos pagamentos


Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Santos e Região, motoristas e demais empregados da Viação Litoral Sul decidirão, na segunda-feira (16), se entrarão em greve.


De acordo com a categoria, existe atraso nos pagamentos de salários, cesta-básica, vale-refeição, plano de saúde e até o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Se aprovada, será a quinta greve desde 2019, pelos mesmos motivos.


O presidente do sindicato, Valdir de Souza Pestana, publicou edital nesta quarta-feira (11), avisando aos usuários e autoridades sobre a greve. A diretoria do sindicato esteve em Itanhaém na terça-feira (10), quando os trabalhadores acharam melhor deixar a greve para depois da eleição deste domingo (15).


A preocupação dos funcionários é que uma paralisação antes do pleito seja como política. Além disso, o movimento poderia atrapalhar o processo eleitoral. Valdir Pestana tem conversado com o prefeito, que exigirá o reaproveitamento dos trabalhadores em caso de revogação do contrato e engajamento de nova empresa.


A Reportagem tentou contato com a Viação Litoral Sul, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.


Logo A Tribuna
Newsletter