Itanhaém assinará contrato com a Sabesp

Objetivo é ampliar tratamento de esgoto

Por: Fernando Degaspari & Da Redação &  -  22/04/19  -  16:41
Prefeitura promete concurso público para reforçar o quadro da Guarda Civil Municipal
Prefeitura promete concurso público para reforçar o quadro da Guarda Civil Municipal   Foto: Divulgação/ PMI

Sabesp e Prefeitura de Itanhaém assinam, no próximo mês, um contrato para universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Cidade. Os investimentos previstos chegam a R$ 988 milhões.


Atualmente, 52% da população de Itanhaém são atendidos pela rede de esgoto. Segundo o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB), o início das obras será imediato e o contrato com a Sabesp será válido por 30 anos.


Na última semana, foi realizada uma audiência pública para discutir detalhes do contrato, como determina a legislação antes da assinatura. Marco Aurélio diz que, agora, só falta o Governo do Estado chamá-lo para a assinatura do acordo.


O Município tem cerca de 100 mil habitantes. Na temporada de verão, esse número salta para mais de 400 mil.


“A gente discutiu esse contrato nos últimos sete anos. É um legado que vou deixar”, afirma o prefeito, que encerra seu segundo mandato no fim de 2020.


Itanhaém seguirá o mesmo caminho de Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande que já são atendidas pela empresa. Mongaguá, Bertioga e Peruíbe ainda negociam seus acordos.


A Sabesp tem como meta levar saneamento básico a 95% dos moradores da região, nos próximos dez anos, com 100% de tratamento do esgoto coletado.


Marco Aurélio anunciou, ainda, o investimento de R$ 20 milhões em pavimentação de ruas. Nesse caso, o financiamento é da Caixa Econômica Federal.


Segurança


A Prefeitura de Itanhaém está instalando câmeras OCR nas 14 principais vias da Cidade, incluindo as entradas e saídas do Município. O equipamento é capaz de identificar pela placa se o veículo foi furtado, roubado ou está irregular.


“Serão colocadas nas divisas com as cidades de Itanhaém e Mongaguá, no trevo da Jaime de Castro, nos trevos da Cesp e do Gaivota. Geralmente, quem vem de outra cidade para cometer crimes aqui vem com carro roubado. Vamos ampliar no ano que vem”, afirma Marco Aurélio.


O prefeito explica, ainda, que essa é a terceira fase de implantação de câmeras de segurança na Cidade. A primeira foi no centro comercial. A segundo, no comércio dos bairros.


Todas as imagens são acompanhadas, 24 horas por dia, por guardas municipais que trabalham em um centro de monitoramento.


Concurso Público


Ainda na questão segurança, a Prefeitura de Itanhaém garante que irá reforçar o quadro da Guarda Civil Municipal (GCM). O efetivo deve aumentar quase 150%. Atualmente, são 70 integrantes em atividade.


No mês que vem, será aberto o edital de concurso público para a contratação de 100 novos guardas. A Vunesp será responsável pela aplicação das provas. “Segurança é uma preocupação nacional. Em Itanhaém, estamos avançando. Entendo que seja prioridade, ao lado da Saúde”, conclui o prefeito.


Logo A Tribuna
Newsletter