Exposição África em Nós tem curadoria de fotógrafo premiado em Itanhaém

Walter Firmino ressalta importância das imagens. Público pode conferir as obras até 16 de dezembro, na Pinacoteca

Por: De A Tribuna On-line  -  23/11/19  -  19:00
Mostra já passou por todo o Estado
Mostra já passou por todo o Estado   Foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação

Fotógrafos amadores e profissionais expõem a herança e a influência africana no Brasil. Com o tema África em Nós, 15 fotografias poderão ser apreciadas até dia 16 de dezembro, na Pinacoteca Municipal, situada no Centro Histórico. O horário de visitação é das 9 às 17h, de terça a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 11 às 17h.


A mostra ‘África em Nós’ é resultado de uma campanha fotográfica promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - que foi concebida há dez anos e já passou por todo o Estado. Com curadoria do fotógrafo Walter Firmo, a exposição completa é composta por centenas de fotos vencedoras.


Além de fotógrafo autodidata, Walter Firmino é jornalista e professor. Como repórter, ele ganhou o Prêmio Esso, em 1963, pela matéria “Cem Dias na Amazônia de Ninguém”. Firmino também foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia, da Nikon. O fotógrafo se destaca pela exploração da cor da luz, por retratar importantes cantores da música popular brasileira, pesquisas sobre festas e folclore nacional.


“Participar da campanha África em Nós significa semear aquilo que o meu trabalho mostrou ao longo desses anos, que nada mais é do que apresentar a África no Brasil. Essa campanha é o reencontro do que somos; todos os brasileiros são marcados pela africanidade – seja na música, na gastronomia, no jeito alegre de ser. Cada um tem uma África dentro de si”, afirmou Walter Firmo.


Logo A Tribuna
Newsletter