EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

15 de Agosto de 2020

Exposição África em Nós tem curadoria de fotógrafo premiado em Itanhaém

Walter Firmino ressalta importância das imagens. Público pode conferir as obras até 16 de dezembro, na Pinacoteca

Fotógrafos amadores e profissionais expõem a herança e a influência africana no Brasil. Com o tema África em Nós, 15 fotografias poderão ser apreciadas até dia 16 de dezembro, na Pinacoteca Municipal, situada no Centro Histórico. O horário de visitação é das 9 às 17h, de terça a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 11 às 17h.

A mostra ‘África em Nós’ é resultado de uma campanha fotográfica promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - que foi concebida há dez anos e já passou por todo o Estado. Com curadoria do fotógrafo Walter Firmo, a exposição completa é composta por centenas de fotos vencedoras.

Além de fotógrafo autodidata, Walter Firmino é jornalista e professor. Como repórter, ele ganhou o Prêmio Esso, em 1963, pela matéria “Cem Dias na Amazônia de Ninguém”. Firmino também foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia, da Nikon. O fotógrafo se destaca pela exploração da cor da luz, por retratar importantes cantores da música popular brasileira, pesquisas sobre festas e folclore nacional.

“Participar da campanha África em Nós significa semear aquilo que o meu trabalho mostrou ao longo desses anos, que nada mais é do que apresentar a África no Brasil. Essa campanha é o reencontro do que somos; todos os brasileiros são marcados pela africanidade – seja na música, na gastronomia, no jeito alegre de ser. Cada um tem uma África dentro de si”, afirmou Walter Firmo.

Tudo sobre: