Cerca de 250 pessoas seguem desabrigadas em Peruíbe

Por recomendação do IPT, prefeitura cancelou continuidade dos trabalhos de desmonte dos blocos rochosos, na Estrada do Guaraú, no período noturno

Por: De A Tribuna On-line  -  22/05/19  -  12:31
Bairros ficaram alagados após a forte chuva; moradores já começaram a voltar para as casas
Bairros ficaram alagados após a forte chuva; moradores já começaram a voltar para as casas   Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Cerca de 250 pessoas seguem desabrigadas em Peruíbe por conta da forte chuva que atingiu a cidade na última semana. Em três dias, o município registrou o maior volume de chuva de todos os tempos. Cidade continua em estado de emergência.


As vítimas das enchentes estão abrigadas nas escolas municipais Álvaro Pereira Gaspar Filho (Rua Roberto Longui, 135, Caraminguava) e Professora Delcélia Joselita Machado Bezerra (Rua Drummond de Andrade, 372, Vila Romar). Segundo a prefeitura, equipes seguem mobilizadas no atendimento das demandas e na assistência às vítimas das chuvas. Na última terça-feira (21), foi feita uma visita aos abrigos e ao bairro Jardim das Flores.


Administração municipal espera que a ausência de chuvas contribua para o escoamento da água, permitindo o retorno dos moradores às suas casas. Na última segunda-feira (20), foi instalado um Gabinete de Crise para deliberar sobre as primeiras providências adotadas após as chuvas entre os dias 16 e 18.


A água acumulada nos bairros ainda escoa lentamente, pois os canais e valas que existem em regiões mais afetadas continuam cheios e com baixa vazão ao Rio Preto - responsável por levar as águas para o mar. As marés na cidade ainda continuam elevadas e a fase da lua cheia favorece isso.


Doações de alimentos, cobertores, colchões, materiais de higiene pessoal e limpeza continuam sendo recebidos nos abrigos e na sede do Fundo Social de Solidariedade (Avenida São João, 664 - Centro).


Estrada do Guaraú


A Estrada do Guaraú segue interditada para passagem de veículos. No último sábado (18), pedras de grande porte caíram na via, bloqueando totalmente o acesso. Os moradores utilizam uma trilha feita para pedestres para utilizar vans fora do trecho bloqueado. Os transportes públicos atualmente funcionam normalmente e vão até ponto interditado da pista. 


Na terça-feira, equipes deram continuidade à limpeza da área e iniciaram o desmonte dos blocos rochosos. Durante todo o dia os serviços foram acompanhados por profissionais indicados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Defesa Civil do Estado, além dos profissionais da prefeitura.


A princípio estava programada a continuidade dos trabalhos no período noturno, mas em razão da identificação de "evolução do processo de instabilização da crista da ruptura expondo bloco rochoso (matação) envolto em solo", feito pelo IPT, foram determinadas novas recomendações na execução dos serviços, dentre elas, a proibição de serem realizados no período noturno ou de chuva, e nova avaliação técnica, que deverá ser realizada na próxima quinta-feira (23).


Ainda não há previsão de liberação da estrada. Devido ao isolamento, duas motolâncias foram enviadas para unidade de saúde local para realizar o atendimento da população. Por questões de segurança, a administração municipal pede à população que evite se aproximar do local em que estão sendo executados os serviços e respeite as orientações dos funcionários que monitoram a área.


Escolas


A Secretaria de Educação de Peruíbe informou que, após nova avaliação, as aulas ainda permanecem suspensas nesta quarta-feira (22), nas seguintes escolas: EMEF Profa Carmen Cleuser Fraga Pimentel, EMEF Profa Delcelia Joselita Machado Bezerra, EMEF Prefeito José Roberto Preto, EMEI Profa. Maria Lúcia Brito da Silva e EMEF Álvaro Pereira Gaspar Filho.


Força-tarefa


Nesta quarta-feira, a prefeitura iniciou uma força-tarefa para manutenção e limpeza dos bairros afetados pelas enchentes. Equipes atuam no Veneza, Itatins e Jardim Brasil. Em seguida, a ação deve avançar para o Caraguava, Jardim das Flores e Vila Romar. A programação inclui a passagem do caminhão cata-treco recolhendo materiais e móveis e a lavagem das vias. 


Logo A Tribuna
Newsletter