Cachalote é encontrada encalhada em praia de Ilha Comprida

Animal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito durante transporte para centro de reabilitação

Por: De A Tribuna On-line  -  31/10/19  -  15:38
Animal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito durante transporte para centro de reabilitação
Animal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito durante transporte para centro de reabilitação   Foto: Divulgação/IPeC

Moradores de Ilha Comprida, no Litoral Sul, encontraram um mamífero marinho encalhado na praia. Ao receber o chamado, uma equipe do Instituto Biopesca identificou o animal como sendo uma cachalote-anão, espécie comumente confundida com uma baleia. O animal estava lesionado.


Uma equipe de veterinários e biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/IPeC realizou a remoção do animal, que estava com ferimentos causados pelo encalhe. Durante o transporte para o Centro de Reabilitação e Despenalização de Animais Marinhos, o animal não resistiu e veio a óbito.


Uma necropsia será realizada para avaliar as causas da morte da cachalote-anão. Segundo os especialistas do IPeC, a diferença da cachalote para a baleia é que o animal faz parte de um grupo de mamíferos marinhos que possuem dentes, do qual também fazem parte a orca e os golfinhos


O IPeC agradeceu aos moradores da Ilha Comprida pelo acionamento e lembrou que, caso seja encontrado um animal marinho encalhado na praia, é preciso acionar PMP-BS, o mais rápido, pelo telefone 0800-642-3341.


Logo A Tribuna
Newsletter