EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

16 de Novembro de 2019

Cachalote é encontrada encalhada em praia de Ilha Comprida

Animal não resistiu aos ferimentos e veio a óbito durante transporte para centro de reabilitação

Moradores de Ilha Comprida, no Litoral Sul, encontraram um mamífero marinho encalhado na praia. Ao receber o chamado, uma equipe do Instituto Biopesca identificou o animal como sendo uma cachalote-anão, espécie comumente confundida com uma baleia. O animal estava lesionado.

Uma equipe de veterinários e biólogos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/IPeC realizou a remoção do animal, que estava com ferimentos causados pelo encalhe. Durante o transporte para o Centro de Reabilitação e Despenalização de Animais Marinhos, o animal não resistiu e veio a óbito.

Uma necropsia será realizada para avaliar as causas da morte da cachalote-anão. Segundo os especialistas do IPeC, a diferença da cachalote para a baleia é que o animal faz parte de um grupo de mamíferos marinhos que possuem dentes, do qual também fazem parte a orca e os golfinhos

O IPeC agradeceu aos moradores da Ilha Comprida pelo acionamento e lembrou que, caso seja encontrado um animal marinho encalhado na praia, é preciso acionar PMP-BS, o mais rápido, pelo telefone 0800-642-3341.

Tudo sobre: