Baleia de 12 metros aparece morta na orla da praia de Mongaguá

Animal foi visto por surfista quando já estava morto na praia do bairro Balneário Itaoca

Uma baleia macho de 12,75 metros e 2,5 toneladas foi encontrada morta na orla da praia de Mongaguá nesta quarta-feira (16), por volta das 14h. O animal, já em avançado estado de decomposição, foi flagrado por um surfista da cidade, que publicou imagens nas redes sociais.

Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!

A baleia foi encontrada na praia do bairro Balneário Itaoca, próximo ao canal 4. Equipes do Instituto Biopesca e da Prefeitura de Mongaguá foram acionadas para isolar o local e seguir com os procedimentos para a retirada do animal.

De acordo com o Instituto Biopesca, a situação da carcaça impediu a identificação da espécie, que ainda é investigada pelos técnicos do Instituto. Após a realização da necropsia, a carcaça foi removida e teve a destinação adequada realizada pela prefeitura do município.

Nos últimos meses, baleias jubarte têm aparecido encalhadas na orla das praias da Baixada Santista. As jubartes costumam migrar nesta época do ano para fins de reprodução. De acordo com o biólogo marinho Eric Comin, estes animais se dirigem para a região de Abrolhos, na Bahia, local conhecido por ser um berçário para as baleias desta espécie.

Por ter águas mais quentes, a região acaba sendo propícia para a reprodução e para o nascimento de filhotes de jubarte. A Baixada Santista, assim como todo o litoral brasileiro, é rota para as baleias chegarem até o destino e, muitas vezes, alguns animais acabam aparecendo mortos na região, de acordo com o biólogo.

Animal foi encontrado morto na praia (Foto: Frégs Fregolon/Arquivo pessoal)
Tudo sobre: