Ação busca regularizar ligações clandestinas na rede de esgoto de Itanhaém

Prefeitura e Sabesp planejam um cronograma para colocar em prática o programa “Esgoto Certo”

A Prefeitura de Itanhaém e a Sabesp planejam uma série de ações em conjunto para sanar os problemas de ligações clandestinas da rede de esgoto no município. Segundo a administração municipal, uma reunião foi realizada na quarta feira (24), com participação das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Obras, para prever um cronograma para colocar em prática o programa “Esgoto Certo”.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!

De acordo com a prefeitura, a execução deste programa vai contribuir para a regularização dos imóveis não conectados à rede de esgoto ou que possuem ligações clandestinas de esgoto nas redes de águas pluviais e vias públicas. Estas irregularidades nas ligações domiciliares são um dos maiores causadores do despejo irregular de esgoto nos rios, praias e vias públicas.

O Secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano de Itanhaém Vinicius Camba De Almeida, explica que o setor será responsável por fornecer dados geográficos, além de acompanhar as obras, fiscalizar e quando necessário, notificar os imóveis que se encontram em condições inadequadas em relação a ligação da rede de esgoto.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente Cesar Augusto de Souza Ferreira, foi iniciado o mapeamento das áreas atingidas. "Atualmente a cidade de Itanhaém está recebendo grandes investimentos em saneamento básico, porém os imóveis precisam regularizar as ligações nas redes coletoras, para que o meio ambiente não sofra danos por tais irregularidades principalmente nos rios, praias e também para a preservação da saúde e qualidade de vida das pessoas", completa Cesar Ferreira.

O gerente da Sabesp em Itanhaém, engenheiro William de Araújo Limoeiro, destaca que “as ações que serão realizadas vão ao encontro da missão da Sabesp, que é a prestação de serviços de saneamento e contribuição com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Desta forma os moradores e turistas de Itanhaém serão beneficiados com mais esta iniciativa da Sabesp junto à Prefeitura”.

Tudo sobre: