'2020 consolidará o governo de Itanhaém que mais investiu em obras nos bairros', diz Marco Aurélio

Prefeito de Itanhaém também deve encaminhar ao Legislativo proposta de uma nova lei de edificações para estimular a construção civil

Por: Sandro Thadeu & Da Redação &  -  27/12/19  -  20:50

O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), é um dos chefes do Executivo eleitos em 2012 e reeleitos em 2016 que foram obrigados a adotar medidas de austeridade para adequar a máquina pública à crise financeira que atingiu o país a partir de 2014.


Apesar disso, o tucano fala com orgulho dos grandes investimentos viabilizados na atual gestão para melhorar a infraestrutura dos bairros. Gomes também deve encaminhar ao Legislativo a proposta de uma nova lei de edificações para estimular a construção civil, viabilizar novos empreendimentos e gerar novos empregos.


Qual balanço o senhor faz deste ano? No fim do ano passado, em entrevista para A Tribuna, o senhor disse que 2019 seria o ano de desenvolvimento econômico e geração de empregos. Isso realmente ocorreu?


Eu lembro que estávamos planejando o lançamento de um grande programa de desenvolvimento econômico para a cidade por meio de obras estruturantes e investimentos importantes. Falo com alegria que o plano foi concretizado com o Programa Mais Itanhaém, resultado da união de esforços e de recursos estaduais, municipais, da Sabesp e outros financiamentos para levar o desenvolvimento, gerando oportunidades em todas as regiões da cidade, com mais de R$ 1 bilhão em investimentos.


E qual o andamento desse programa?


Ele está em plena execução, com obras de saneamento básico em regiões importantes com adensamento demográfico muito grande e que não eram atendidas pela Sabesp. A cada 15 dias, temos lançado ordens de serviço para obras de pavimentação e drenagem nos bairros mais distantes. Estamos concluindo uma série de obras lançadas, como a entrega da maior escola do município, no bairro Gaivota, e a entrega da Praça do Artesanato. Concluímos este ano com uma perspectiva positiva para a melhoria da qualidade de vida.


O senhor poderia detalhar alguns investimentos?


Em 2020, as obras do primeiro canal de drenagem serão entregues. Vamos instalar mais 300 câmeras na cidade. Hoje temos cerca de 70. Homologaremos a instalação de mais mil pontos de iluminação. As obras de pavimentação serão concluídas. Durante a programação do aniversário da cidade, vamos entregar a Casa do Empreendedor, na região do Belas Artes. O ano de 2020 consolidará o governo de Itanhaém que mais investiu em obras nos bairros e trabalhou para gerar oportunidades de emprego.


Ao citar a geração de empregos, muitos lembram do aeroporto. Quais as expectativas para o incremento das atividades no local, após os investimentos do ConsórcioVoaSP?


Estive reunido recentemente com os representantes do consórcio e nos foi passada a informação que serão consolidados os investimentos no início do próximo ano, principalmente no que diz respeito à instrumentalização do aeroporto, quesito importante para atrair voos comerciais.


Já temos uma agenda pré-estabelecida com os secretários de Estado de Turismo, ViniciusLummertz, e de Desenvolvimento Econômico,PatriciaHellen, solicitando a inclusão do nosso aeroporto no Programa São Paulo Pra Todos (que busca ampliar a malha área regional no estado). Com a consolidação desses investimentos, vamos abraçar de uma forma mais efetiva a inclusão desse projeto.


A Petrobras deverá voltar a utilizar o aeroporto?


Os representantes daVoaSPme informaram que as tratativas com a Petrobras visando as operações offshore continuam a todo vapor.


O Governo do Estado está preparando a licitação para a concessão de várias rodovias, incluindo a Padre Manoel da Nóbrega. As melhorias previstas para o município eram aquelas exigidas pela Prefeitura?


As contrapartidas apresentadas são bem-vindas e estão de acordo com aquilo que foi conversado conosco, como a ligação da cidade pelas marginais com os municípios vizinhos, como se fossem vias expressas, e as passagens subterrâneas para dar maior segurança à população, evitando a utilização de passarelas. Por outro lado, a localização da praça de pedágio apresentada nas audiências públicas não atende aos interesses do município. Tanto que nos colocamos contrariamente a esse modelo.


Por qual motivo o ponto crítico seria o local da instalação dessa praça de pedágio?


É importante destacar que a todo o momento o Governo do Estado abriu diálogo conosco e temos nos reunidos quinzenalmente. A concessão desse trecho impactaria toda a nossa região e está suspensa até chegarmos a um modelo comum em relação ao que será adotado. O local apresentado causaria prejuízo econômico ao nosso Centro e à mobilidade dos moradores.


Como está a negociação com a Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar a tão esperada contrapartida de manter um pronto-socorro público funcionando no Hospital Regional JorgeRossmann?


Tivemos no mês passado mais uma reunião com os secretários de Estado da Saúde, José HenriqueGermannFerreira, e de Desenvolvimento Regional, MarcoVinholi, além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), para buscarmos um entendimento. Essa é uma demanda prioritária e estamos trabalhando diariamente para viabilizar isso.


Para a área da Educação, quais melhorias estão sendo programadas pela Prefeitura para o próximo ano na rede pública?


Alguns projetos desenvolvidos pela rede municipal estão ganhando prêmios nacionais importantes, como o Aprendizado do Futuro (vencedor do prêmioInovaCidade2019), que levou a tecnologia à sala de aula, integrando alunos e professores no mundo digital. Os estudantes tiveram acesso a tablets e aulas de robótica. De forma pioneira na região, trouxemos a plataforma Google forEducation(Google para Educação, em português).


No mês passado, entreguei à população a maior escola do município, no Gaivota, com capacidade para receber cerca de mil alunos e toda a infraestrutura para oferecer o contraturno com atividades esportivas e culturais. No começo do ano que vem, vamos entregar o Centro de Capacitação e Qualificação do Professor. Ano a ano estamos conseguindo melhorar os índices da Prova Brasil e do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).


Para 2020, o senhor deverá encaminhar à Câmara dos Vereadores algum projeto que tenha o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico do Município?


No início do próximo ano, a Câmara vai receber o projeto de lei que trata do novo zoneamento da cidade. Vamos fazer alterações para estimular o surgimento de novos empreendimentos e atrair o empresariado. Investiremos R$ 6 milhões no nosso futuro distrito empresarial de Itanhaém, no Balneário ChácaraCibratel. Queremos atrair para esse condomínio empresas e indústrias não poluentes, como aquelas de apoio às operações offshore e do Porto de Santos.


Essa obra já foi contratada e a ordem de serviço será dada ainda este ano. Vamos encaminhar a proposta de uma nova lei de edificações. O objetivo é estimular a construção civil ao flexibilizar a instalação de novos empreendimentos e valorizar nossa orla da praia e nossos corredores comerciais. Vamos oferecer toda ainfraestururanecessária para que as empresas vejam Itanhaém como um bom espaço de aporte para os grandes centros, considerando nossa localização entre Curitiba (PR) e Santos e Curitiba (PR) e São Paulo.


Na edição de amanhã, leia entrevista com o Prefeito de Mongaguá, Márcio Melo Gomes (Republicanos), a quinta da série com os chefes do executivo da região.


Logo A Tribuna
Newsletter