Baleia jubarte é encontrada em decomposição no Litoral Norte

Ocorrência foi atendida pelo Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha

Uma baleia jubarte foi encontrada morta em Juquehy, na cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Uma equipe do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha foi acionada para atender a ocorrência.

De acordo com a equipe técnica, trata-se de um filhote com cerca de de sete metros em estado de decomposição. Uma equipe de necropsia também do Instituto Argonauta esperando a maré baixar para identificar a causa da morte.

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) Trecho10/SP explica que a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal são importantes para saber mais sobre as causas da morte e da ocorrência da espécie na nossa região.

A baleia jubarte saiu há pouco tempo da lista de animais ameaçados de extinção, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante ou Least Concern, em inglês (LC). Geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação, em busca de águas mais quentes e limpas.

Tudo sobre: