Jovem cria grupo para auxiliar pessoas em situação de rua em Santos e São Vicente

Larissa Aguiar conta que já fez trabalho voluntário no Kenya e sentiu necessidade de continuar ação na região

Por: Marcela Ferreira  -  01/10/20  -  19:25
  Foto: Fotos: Luan Santos (@lusaneyes)

Com o objetivo de levar algo além de um prato de comida a pessoas em situação de rua, a estudante Larissa Aguiar, de 22 anos, criou o grupo ‘O Amor Existe 013’, que auxilia pessoas em Santos e São Vicente com ações de solidariedade.


A ideia saiu do papel em abril deste ano, logo no início da pandemia. Comovida com as pessoas que não tinham onde morar e o que comer, Larissa decidiu reunir um grupo de voluntários e partir para a ação. “Comecei arrecadando alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e, às quartas-feiras, levamos para as pessoas em situação de rua”.


A estudante, no entanto, ressalta que a ação em grupo não é só sobre levar comida a quem precisa. "Muito mais do que qualquer item físico, levamos atenção, amor, e carinho a eles, que se sentem tão invisíveis na sociedade. A marmita é só uma porta de entrada para conversarmos com eles, e ter esse contato para entregar algo muito maior, que é o amor".


Atualmente o projeto conta com cerca de 10 a 12 voluntários que vão às ruas fazer as entregas, mas o número de pessoas atuantes é maior. "Já tivemos uma ação com 30 voluntários. Nosso grupo tem 110 voluntários que ajudam compartilhando e arrecadando as doações".


Larissa conta que se doar ao próximo sempre foi algo natural para ela, que inclusive chegou a fazer trabalho voluntário no Kenya. "Eu sempre fui voluntária em vários projetos sociais, já fiquei quase três meses no Kenya, sempre fui muito ativa. Por conta da pandemia, os projetos pararam, e eu me senti aflita, precisei fazer alguma coisa para essas pessoas que se encontram em situação de rua".


Parceria


O projeto O Amor Existe 013, agora, uniu forças com uma outra iniciativa similar, chamada 'Onda de Amor'. "Agora, às terças, fazemos o mesmo trabalho juntos e também saímos aos domingos para atender a população em situação de rua. Em datas comemorativas, atendemos as crianças na comunidade do Mangue Seco", conta Larissa.


No último domingo (27) uma ação de Cosme e Damião foi realizada para as crianças da comunidade do Mangue Seco. "Atendemos as crianças e, depois, a população em situação de rua, no mesmo dia", conta a idealizadora. Interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato pelas páginas do O Amor Existe 013 no Instagram ou Facebook.


Logo A Tribuna
Newsletter