IPVA vence nesta quinta-feira para veículo com placa final 1

O calendário do imposto vai até o dia 22 de janeiro

Por: Da Redação  -  09/01/20  -  15:46
Cobranças poderão ser parceladas por meio de cartão de crédito
Cobranças poderão ser parceladas por meio de cartão de crédito   Foto: Vanessa Rodrigues

Começa a vencer hoje o IPVA para quem tem veículo com placa final 1 registrado em São Paulo. Amanhã, é a vez das placas com final 2. O calendário do imposto vai até o dia 22. Quem também não pode ser esquecido é o Seguro DPVAT, que após ser alvo de batalha judicial deverá ser quitado com valor igual ao cobrado em 2019.


A consulta dos valores pode ser feita pelo site (ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/Consulta.aspx) ou em caixas eletrônicos, agências bancárias e internet banking. É preciso estar com os números do Renavam e placa em mãos.


Os motoristas têm até a data de vencimento correspondente à placa este mês para quitar o IPVA em cota única, com desconto, ou acertar a primeira parcela, sem benefício. Donos de caminhões podem pagar a primeira parcela só em março. O desconto é de 3%, à vista. Quem parcelar paga o valor cheio.
Aqueles que deixarem de recolher o imposto ficam sujeitos à multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na Selic. Após 60 dias, a multa fica em 20% do IPVA.


Licenciamento e dpvat


O contribuinte também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento já, independentemente do número final da placa do veículo.


Depois de disputas judiciais, os motoristas pagarão o Seguro DPVAT em 2020 e o valor será o mesmo de 2019, após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a Resolução 378, do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que trazia novos valores para o seguro.


Assim, donos de carros pagam uma parcela de R$ 16,21, enquanto, para proprietários de motos, o valor é de R$ 84,58. O calendário de pagamento segue o vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA.


Logo A Tribuna
Newsletter