IPTU: mais cidades da Baixada Santista definem reajuste do imposto

Praia Grande e Peruíbe anunciam índice; agora, são três na região

Por: Da Redação  -  17/10/20  -  23:28
Santos já havia decidido correção para o Imposto Predial e Territorial Urbano: valor sobe 2,31%
Santos já havia decidido correção para o Imposto Predial e Territorial Urbano: valor sobe 2,31%   Foto: Matheus Tagé/AT

Praia Grande e Peruíbe definiram os índices de reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2021. Agora, são três cidades da região que já bateram o martelo sobre o percentual: Santos anunciou a correção no mês passado. 


Em Praia Grande, a correção será de 2,43%, correspondente à variação do IPC-A entre setembro de 2019 e agosto deste ano. O valor é menor que os 3,42% aplicados para este ano.


Haverá desconto de 5% para pagamento em cota única. A Prefeitura emitirá 228.540 carnês. 
Em Peruíbe, o Departamento Municipal de Rendas e Tributos Imobiliários informa que, na cidade, o reajuste para o IPTU será de 2,69%, abaixo dos 3,89% para 2020. Serão cerca de 71 mil carnês, com 5% de desconto para pagamento à vista até 10 de janeiro e de 3% para quitação em três vezes, até março. 


Santos 


Em Santos, a correção será de 2,31%, com base no IPCA de agosto de 2019 a julho de 2020 e menor que os 3,22% aplicados neste ano. 


Segundo a Prefeitura, serão gerados quase 213 mil carnês. O pagamento do IPTU em cota única proporcionará desconto de 4%.


Em Santos, desconto para aposentado já está renovado


Aposentados e pensionistas com desconto de 50% no Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) tiveram o abatimento mantido automaticamente para 2021.


A Prefeitura  de Santos tomou a decisão por causa da pandemia de covid-19, a fim de evitar que idosos e se aglomerem em repartições públicas para a renovação do desconto, explica o secretário de Finanças, Maurício Franco.


Serão atendidas cerca de 9,4 mil pessoas, entre aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência e ex-combatentes. “A gente fala de uma renúncia fiscal de cerca de R$ 8 milhões”, informa Franco.


Novos pedidos


Quem ainda não solicitou o desconto ainda tem a possibilidade de fazer o pedido. O prazo, que normalmente termina em 31 de julho, foi prorrogado, neste ano, até 30 de novembro (veja exigências no quadro). 


“Essas pessoas devem agendar o atendimento no site da Prefeitura (www.santos.sp.gov.br) para serem atendidas no Poupatempo. O prazo de agendamento tem sido rápido”, de acordo com o secretário de Finanças.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter