Inverno menos rigoroso começa nesta sexta-feira

Início será com temperaturas acima da média

Por: Lucas Pinto & Da Redação &  -  21/06/19  -  13:46
  Foto: Vanessa Rodrigues / AT

Será às 12h54 desta sexta-feira (21) que começará o inverno, de acordo com dados do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Neste ano, as expectativas são de um começo de estação menos rigoroso, com temperaturas acima da média.


“Poucas massas polares fortes vão chegar aqui na região Sudeste”, diz Fabiana Weykamp, meteorologista do Climatempo. Porém, ela alerta que isso não significa que não fará frio.


Este ano estamos sob a influência do El Niño fraco, conforme relata a especialista, o que torna mais difícil a chegada de massas de ar oriundas da Antártida.


Segundo Weykamp, devido a esse fator, o próximo inverno deve ser menos frio do que foi no ano passado. Ela comenta que essa estação costuma ser seca, com poucas chuvas, e que 2019 deve seguir a tendência.


“Embora a chuva não seja problema nesta época, uma coisa comum são os eventos de ressaca”, lembra. A meteorologista explica que ciclones tropicais passam com força pelo Pacífico neste período e provocam muita agitação marítima.


Sem muito frio


Rodolfo Bonafim, diretor científico da ONG Amigos da Água, confirma que o começo do inverno deve ser mais ameno, especialmente na Baixada Santista. “Vai ser um julho aproveitável para férias escolares, até para ir à praia alguns dias sem os empecilhos do vento muito frio ou da chuva”.


Isso não quer dizer que o mês será quente. As temperaturas no litoral devem ficar dentro e levemente acima da média esperada para o começo da estação, de acordo com ele, que evita fazer previsões para o fim do período.


“A segunda metade do inverno não me arrisco dizer. Como o El Niño está enfraquecendo, mais frentes frias e chuvosas podem vir”, comenta. Bonafim aponta que isso pode acontecer também por causa da oscilação antártica, fenômeno climático caracterizado pela chegada de ventos frios do Polo Sul.


Então, a tendência para este inverno será um início com temperatura pouco maior do que a média, poucas chuvas e possíveis chegadas de mais frentes frias nos últimos meses da estação.


Nas praias, último dia de outono foi tímido


O outono com jeito de verão ameno dá adeus no começo da tarde de hoje em meio ao feriado prolongado de Corpus Christi. E, apesar da frente fria que derrubou as temperaturas, afastou o sol e evitou que as praias ficassem lotadas ontem, comerciantes da faixa de areia da região esperam o último grande fluxo de movimento antes dos meses mais gelados do ano.


As apostas são de melhora no clima a partir de hoje para aquecer as vendas. Em Praia Grande, embora o sol não tenha dado as caras pela manhã, as expectativas de ambulantes eram de boas vendas.


“Hoje (ontem), o céu está encoberto, que é sinal de pouco movimento. Mas a partir de amanhã (hoje), a previsão é de aumento nas temperaturas. Essa é nossa esperança para


Logo A Tribuna
Newsletter