Hospitais da Baixada promovem ações para colaboradores e pacientes com “Setembro Colorido”

Mês leva as cores laranja e amarela, focadas respectivamente na segurança do paciente e na prevenção ao suicídio

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/09/20  -  14:30
Grávida com sintomas da doença foi transferida de Bertioga para a UTI do HGA
Grávida com sintomas da doença foi transferida de Bertioga para a UTI do HGA   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os hospitais estaduais da Baixada Santista programaram ações diferentes num “Setembro Colorido”: o Guilherme Álvaro (HGA), em Santos,e o Regional de Itanhaém, organizaram ações sobre as duas “cores” simbólicas do mês desetembro: Laranja e Amarelo, que focam respectivamente na segurança do paciente e na prevenção ao suicídio.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganheGloboplaygrátis e dezenas de descontos! (


O prédio do Hospital Guilherme Álvaro recebeu iluminação especial na cor laranja em referência ao Projeto Paciente Seguro, que integra as ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde(PROADI). Para tornar visível a importância da ação, os 1.300 funcionários da unidade vestem, durante o mês, a camiseta do projeto.


Até o dia 31, a unidade realiza a “Maratona Todos Seguros”, ligada ao projeto. A programação permite interação entre a equipe de colaboradores, pacientes e acompanhantes. Há dinâmicas, gincanas, quiz da segurança com as equipes, Big Fone, blitz para identificação correta do paciente, cirurgia segura, plantio de girassóis no jardim da unidade e até iluminação de monumentos da cidade, incluindo a fachada na cor laranja na PinacotecaBenedictoCalixto.


“Nos dedicamos à integração de novas práticas de acolhimento para proporcionar um ambiente seguro aos pacientes e profissionais da saúde”, afirma a diretora do Hospital Guilherme Álvaro, MônicaMazzurana.


Nessa semana, houve oficinassobreo tema, promovendo o compartilhamento de conhecimentos sobre cuidados na área assistencial. A troca de ideias visa reforçar as melhores práticas com base nas metas internacionaisde segurança, e têm ocorrido desde a segunda-feira (17), Dia Mundial de Segurança do Paciente.


Um dos pontos discutidos é a segurança dos trabalhadores da saúde como prioridade central para alcançar a segurança também para os pacientes, aliando capacitação e motivação dos profissionais e incentivando práticas rotineiras para a assistência humanizada.


As ações incluem interatividade entre os colaboradores com vídeos ilustrativos, cine-pipoca, segurança medicamentosa com a equipe de enfermagem e orientação nos cuidados para reduzir risco de queda e lesões na pele de pacientes. A programação é voltada para as áreas assistenciais e administrativas e faz parte do Plano Institucional de Humanização do Hospital, que propõe uma série de atividades ao longo do ano para zelar pela saúde mental do colaborador.


Itanhaém


O Hospital Regional de Itanhaém também criou um calendário “colorido” especialqueintegraoSetembroAmarelo, voltado à prevenção ao suicídio. O prédio recebe iluminação especial semanalmente. Há também conversas nos setores, formação de grupos terapêuticos e atendimentos individualizados no intuito de ouvir os profissionais, orientar e buscar alternativas viáveis para proteger sua saúde emocional.


Um coral formado só por colaboradores fez apresentações nos andares ontem (17) e hoje (18) para sensibilizar todos sobre o tema.


Nos dois serviços, as atividades são comandadas pelos Núcleos de Segurança do Paciente e respeitam todas as medidas preventivas à Covid-19, como o uso de máscaras, de álcool gel e a distribuição de materiais impressos para colaboradores e pacientes.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter