Túnel é fechado no Litoral de SP após tubulação da Sabesp romper, encher local d'água e solo abrir

Ele ficará interditado por tempo indeterminado; confira rotas alternativas; VÍDEO

Por: ATribuna.com.br  -  14/05/24  -  17:13
Atualizado em 20/05/24 - 18:50
Devido à interdição do túnel, houve ajustes no trânsito da cidade
Devido à interdição do túnel, houve ajustes no trânsito da cidade   Foto: Reprodução

Uma tubulação de esgoto no Túnel Juscelino Kubitschek, na Vila Zilda, em Guarujá, rompeu na manhã desta terça-feira (14). O local, que está alagado e com danos significativos no solo, foi interditado pela Prefeitura por tempo indeterminado até a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizar os devidos reparos. (Veja vídeo mais abaixo)


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


Para manter o fluxo do trânsito no município, os semáforos da entrada da cidade foram reprogramados e a Rua Cavaleiro Nami Jafet, no Centro, teve a direção invertida. Uma rota alternativa também foi implantada. Confira:


Para deixar a Enseada, sentido Vicente de Carvalho (Rota Amarela)
Avenida da Saudade, Avenida Dom Pedro I, Avenida Doutor Emílio Carlos, Avenida Montenegro, Avenida Puglisi, Avenida Santos Dumont, Rodovia Cônego Domênico Rangoni e Avenida Lydio Martins Corrêa.


Para deixar Vicente de Carvalho, com destino à Enseada (Rota Azul)
Avenida Lydio Martins Corrêa, Rodovia Cônego Domênico Rangoni, Avenida Santos Dumont, Avenida Puglisi, Rua Buenos Aires, Rua Benjamin Constant, Avenida Montenegro, Avenida Doutor Emílio Carlos e Avenida Dom Pedro I.



Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que autuará a Sabesp, pois o rompimento é reincidente. Também foi elaborado um laudo técnico para notificar a prestadora de serviços. A Secretaria de Meio Ambiente e Segurança Climática (Semam) ainda acionou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).


Em nota, a Cetesb informou que um técnico da Agência Ambiental de Santos acompanhou parte da operação. A unidade avalia se serão tomadas medidas administrativas.


Sabesp responde
Em nota, a Sabesp disse que "mobilizou diferentes equipes para a manutenção do coletor de esgotos localizado no Túnel Juscelino Kubitschek, conhecido como Túnel da Vila Zilda, em Guarujá. Os reparos estão em andamento".


Disse, ainda, que a manutenção deve ser finalizada em aproximadamente dois dias, quando haverá a liberação do trânsito. Segundo a companhia, o túnel precisou ser isolado "por se tratar de serviços com maior complexidade técnica em tubulação de grande porte que transporta o efluente ao emissário submarino existente na região. São tubulações pressurizadas, com cerca de um metro de diâmetro".


Logo A Tribuna
Newsletter