Tendas de triagem em Guarujá oferecem atendimento médico em meio à pandemia

Metodologia do fluxo de atendimento, denominada Fast Track, expõe pacientes e profissionais de saúde a menos riscos

Por: Por ATribuna.com.br  -  26/05/20  -  22:23
O posto volante em frente à UPA Matheus Santamaria completou 60 dias de ações
O posto volante em frente à UPA Matheus Santamaria completou 60 dias de ações   Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarujá

Além de reforçar e acelerar o atendimento a pacientes com sintomatologia respiratória, o método de triagem adotado nas tendas dos postos volantes, instalados em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matheus Santamaria (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio) e à UPA de Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Pae Cará), também tem como objetivo coibir uma maior circulação do vírus entre pacientes e profissionais da saúde. Esse método de fluxo de atendimento foi denominado Fast Track, pelo Ministério da Saúde.


Nas tendas instaladas ao ar livre, médicos e enfermeiros fazem a triagem dos pacientes com sintomas leves de doenças respiratórias e, logo após, os pacientes são notificados e encaminhados para a devida coleta do swab nasal e medicação.


“Esses pacientes não precisam adentrar o pronto socorro, e sendo assim, não contaminam os profissionais de saúde, nem os pacientes lá dentro. É uma triagem para que o paciente não carregue o vírus para dentro da unidade de atendimento”, explica a diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesau).


Pacientes com sintomas respiratórios mais graves e portadores de comorbidades prévias, como hipertensão e diabetes, são encaminhados para atendimento interno na própria UPA.


Além disso, como outro reforço à prevenção da circulação do vírus, os postos volantes contam, também, com tendas de descontaminação, que usam gotículas de hipoclorito de sódio para higienização das roupas de pacientes, antes de serem encaminhados para o processo de triagem.


Balanço dos postos volantes


Na última quarta-feira (20), o posto volante em frente à UPA Matheus Santamaria completou 60 dias de ações, totalizando 6.473 atendimentos até sexta-feira (22). Já o posto volante, em frente à UPA de Vicente de Carvalho realizou 3.736 atendimentos. Ao todo, são 10.209 atendimentos realizados.


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